Multipessoa – Fernando Pessoa online

http://multipessoa.net/
Como forma de assinalar o Dia Mundial da Poesia que se celebra a 21 de Março, esta semana sugerimos uma visita atenta ao portal Multipessoa. Este projecto é uma conse-quência natural de um cd-rom co-editado pela Texto Editora e a Casa Fernando Pessoa, decorria o ano de 1997, dirigido por Leonor Areal.

Este portal é destinado a todo o género de leitores (do simples curioso ao investigador) e possui como principais objectivos, divulgar a obra de Fernando Pessoa (tornando-a acessível a qualquer leitor), ser um instrumento didáctico (facilitando e apoiando o estudo da obra deste grande escritor) e servir como ferramenta de investigação (através do motor de pesquisa complexo de toda a obra).

Actualmente este sítio apresenta dois espaços a funcionar, “o Labirinto, componente educacional de iniciação à obra de F.P., acompanhada de imagens e leituras orais de 120 poemas” e ainda “o Arquivo Pessoa, base de dados da maior parte da obra pessoana”. Posteriormente está prevista a inclusão de mais 3 espaços virtuais, com fortes componentes interactivas, nomeadamente:

I) “a secção Pessoana que consiste num ficheiro de textos de crítica literária sobre Pessoa, construído como uma wikipédia (secção a desenvolver, mas já criada no cd-rom)”;

II) “excertos de Vídeo do Arquivo da RTP sobre Fernando Pessoa (já editados no cd-rom)”;

III) “a secção de Jogos literários, componente lúdico-didáctica (a desenvolver, mas já presente no cd-rom)”;
Todo este projecto virtual se encontra “estruturado em vários níveis de complexidade”, tornando-se assim numa excelente aplicação que poderá ser utilizada “por públicos diversos, em ambiente doméstico, escolar ou universitário. Pode ser utilizado individual ou colectivamente, em sala de aula, sendo acompanhado de um Manual de Apoio ao Professor.”

Por último, transcrevemos uma reflexão interessante que é abordada neste sítio e que se relaciona com o uso da internet na área cultural: “Veio a edição electrónica substituir as edições impressas? Não o cremos. A edição digital vem sobretudo complementar as edições em livro, tendo como vantagem principal a possibilidade de pesquisa automática da informação” e a interactividade que proporciona aos utilizadores.

Fernando Cassola Marques

Partilhar:
Scroll to Top