Para finalizar as sugestões dedicadas ao Dia Mundial das Comunicações Sociais que este ano celebramos a 12 de maio sugerimos um sítio completamente diferente, com um design arrojado e com conteúdos muito bem conseguidos. Sugerimos então uma visita atenta e constante ao sítio do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura que se encontra disponível no endereço www.snpcultura.org.
O sítio está construído de uma forma diferente do habitual fugindo, dessa maneira ao tradicional menu lateral e informações na parte principal. As opções disponibilizadas são muitas e podemos aceder às mesmas através de botões coloridos e bastante sugestivos. No entanto, podemos desde já afirmar que, para um utilizador menos experiente nestas lides tecnológicas, por vezes pode tornar-se confuso este género de navegação.
Logo de início, somos convidados a dar uma vista de olhos por todo o sítio, encontrando alguns destaques bastante interessantes. No item “impressão digital” onde o olhar entre a fé e a cultura é bastante acutilante, desperta-nos para leituras de elevado relevo e que nos ajudam a fazer uma análise da realidade que nos rodeia do ponto de vista da fé. Por outro lado, na opção “vemos, ouvimos e lemos” como o nome indica sugere-nos variados temas dentro destas áreas sensoriais. Encontramos depois o item “observatório cultural”, onde o debate cultural da atualidade se vai fazendo em artigos muito bem redigidos. Destacamos ainda as “leituras”, onde diversas publicações são analisadas por personalidades da área da cultura. A título de exemplo podemos encontrar a fabulosa análise que o padre e poeta Tolentino de Mendonça faz do livro «Diário (1941-1943)», de Etty Hillersum, onde automáticamente nos dá uma vontade enorme de pegarmos no livro para o lermos de fio a pavio. Por último, chamamos a vossa atenção para os arquivos e sugestões multimédia nas áreas “audio” e “vídeo”. Tanto numa opção como na outra, os conteúdos apresentados são todos devidamente justificados, ajudando-nos assim a orientarmos melhor as nossas opções culturais. Para finalizar, podemos afirmar que todos os items são muito ricos, quase todos nos obrigam a parar em cada um dedicando-lhes muita atenção. O que por si só revela a qualidade da informação apresentada.
Este sítio que sugerimos é bastante rico ao nível cultural, transportando-nos para lugares remotos nas mais diversas áreas culturais que naturalmente estão aqui abrangidas. Sempre fazendo a ponte, entre a fé e a cultura, com conteúdos atuais e muito bem fundamentados por pessoas de elevado sentido crítico, certamente um local a visitar com regularidade.
Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com