Fernando Cassola Marques
O Sínodo dos Bispos é uma instituição permanente criada por Paulo VI como resposta ao desejo claro saído do segundo Concílio do Vaticano, em ordem a manter o espírito da colegialidade vivo.
A 13 de janeiro de 2017 o Papa Francisco escrevia a seguinte missiva aos jovens de todo o mundo: “É-me grato anunciar-vos que em outubro de 2018 se celebrará o Sínodo dos Bispos sobre o tema «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional». Eu quis que vós estivésseis no centro da atenção, porque vos trago no coração”
Nessa mesma altura, a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos lançava online o sítio www.synod2018.va como forma de envolver mais os jovens na preparação deste encontro.
Disponível em 5 línguas (estranhamente o português não está incluído) este espaço é claramente uma plataforma onde poderemos encontrar todos assuntos relacionados com o sínodo.
Atualmente em destaque temos a reunião pré-sinodal, que se está a realizar entre 19 e 24 de março, e ainda ligações para as principais redes sociais (twitter, instagram, youtube).
Ao clicarmos em pré-sínodo, entramos numa área interessante onde se encontram os conteúdos referentes ao encontro que decorre, esta semana, em Roma. Esta reunião “tem o objetivo de oferecer aos jovens a possibilidade de apresentar aos Padres sinodais um documento em que exprimem seu ponto de vista sobre a realidade, as suas ideias, o seu sentir e as suas propostas”. Mas ainda é possível todos os jovens do mundo inteiro participarem neste encontro, basta que usem os conteúdos preparados nas redes sociais (twitter e facebook) e assim fazerem-se ouvir. Interessante perceber que sairá desta jornada de trabalho “um documento que será entregue ao Papa a 25 de março, Domingo de Ramos e Dia Mundial da Juventude, jornada que este ano é celebrada a nível diocesano”.
Um dos tópicos relevantes encontra-se disponível em “testemunhos de jovens”. Aí temos um conjunto de depoimentos de várias personalidades (desporto, artes, etc.) que nos podem ajudar a perceber melhor um pouco a importância da fé nas suas vidas.
Na opção “Jovens e o Papa” podemos consultar a carta que o Papa Francisco escreveu aos jovens, uma proposta de oração assinada com Franciscus e ainda vários artigos onde o Santo Padre aborda a temática da juventude nas suas várias dimensões.
Aqui fica então a sugestão para acompanhar durante os próximos tempos tudo aquilo que vai sendo abordado neste momento tão relevante para a Igreja.
Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com