Em plena semana dos Seminários e decorridos três anos desde a última observação que realizei à presença virtual dos seminários das dioceses de Portugal, fui de novo perceber a sua presença na internet.
Se iniciarmos o nosso périplo pelo sul do país só chegados ao patriarcado é que encontramos um seminário com presença online. Ao digitarmos o http://seminarios.patriarcado-lisboa.pt/ acedemos a um extraordinário espaço virtual seja pelos conteúdos apresentados, bem como pela qualidade gráfica. Além das informações estáticas e naturais dispomos ainda de uma área vocacional muito bem conseguida.
Um pouco mais acima encontramos o seminário da diocese de Leiria – Fátima disponível em www.seminariodeleiria.pt. Apesar de graficamente ser um espaço agradável, os conteúdos apresentados estão a necessitar de serem revistos.
Na zona centro do país entramos na diocese de Coimbra através do endereço http://pvsacerdotal-coimbra.weebly.com. Este sítio encontra-se com informações claras relativas projeto vocacional desenhado, já merecendo, na nossa opinião, um espaço virtual exclusivo e com um design mais atual.
Subindo mais um pouco, paramos na diocese de Aveiro, onde o Seminário de Santa Joana Princesa (http://seminarioaveiro.org/) também está presente, dispondo de informações atualizadas e conteúdos relevantes, num ambiente bastante agradável.
Chegados à diocese do Porto o sítio do Seminário do Bom Pastor (www.seminariodobompastor.pt) encontra-se atualizado e com conteúdos bastante relevantes. De facto são imensas as informações que aqui podemos encontrar, sendo que se denota um cuidado na organização e estruturação das mesmas.
Outro seminário com uma presença digital relevante e que merece uma visita cuidada e atenta é o da Arquidiocese de Braga (www.fazsentido.com.pt). Desde o design apresentado até aos conteúdos disponíveis, revela-se uma forte presença online.
Na diocese mais a norte temos a presença do seminário de São José de Bragança-Miranda (http://seminariobm.weebly.com/). Apesar de ser positiva a existência de um sítio online do seminário diocesano, considero que deverá existir um cuidado nas atualizações.
Passados agora para as dioceses das nossas ilhas, temos a agradável presença do seminário Funchal (www.seminariofunchal.com) que possui um espaço devidamente atualizado e com informações relevantes.
Por ultimo, o sítio do seminário Episcopal de Angra (www.seminariodeangra.pt) apresenta uma qualidade gráfica muito bem conseguida e todos os conteúdos atualizados e organizados.
Se olharmos para o artigo que escrevi há três anos atrás notamos que algumas dioceses descuraram um pouco a presença online, mas também se percebe o esforço que outras fazem para se manterem com uma qualidade extraordinária. Numa análise numérica relativa à presença digital dos diversos seminários diocesanos nacionais atualmente apenas nove se encontram disponíveis, num total de vinte dioceses.
Permitam-me lançar a questão em tom de desabafo: na semana em que muito se escreve e reflete sobre os nossos seminários, não fará sentido as nossas dioceses dedicarem um pouco do seu esforço em reforçar, também, a sua presença no ambiente digital?
Fernando Cassola Marques