Multimédia: Santuário de Nossa Senhora de Lourdes online

No passado dia 11 de fevereiro a Igreja celebrou o 23º Dia Mundial do Doente, desta feita sob o tema “Sapientia cordis” [sabedoria do coração], escolhido pelo Papa Francisco. Como sabemos, esta data foi instituída pelo Papa São João Paulo II a 11 de fevereiro de 1992. No documento que institui esta celebração mundial, o Papa Polaco escreve que “este dia representa um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade”. Esta efeméride situa-se, como não poderia deixar de ser, na memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes (França).

Assim, esta semana trazemos para este espaço um sítio que, infelizmente não se encontra traduzido na língua de Camões, mas que julgamos merecer o nosso destaque dada a qualidade e diversidade dos conteúdos apresentados.

Ao digitarmos o endereço www.lourdes-france.org encontramos o sítio digital do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes em França. Na página inicial dispomos de um conjunto enorme de opções e destaques, razão pela qual não podemos aprofundar detalhadamente todo este espaço virtual.

Na opção “TV Lourdes” podemos consultar o programa do santuário para cada dia e naturalmente acompanhar as diversas celebrações que ocorrem. Quando não está a decorrer nenhuma cerimónia, podemos quase que estar in-loco junto à gruta onde apareceu Nossa Senhora a Santa Bernadette.

Caso pretenda aprofundar o sentido e a razão da existência do Santuário de Lourdes, aceda ao item “aprofundar”. Aí podemos consultar os temas pastorais lançados em cada ano, estudar o sentido teológico das aparições, conhecer a menina que foi canonizada a 8 de Dezembro de 1933, pelo Papa Pio XI e ainda saber quais foram as curas milagrosas reconhecidas oficialmente.

Por último apontamos dois serviços que claramente se aproveitam das potencialidades da internet. Por um lado existe a possibilidade de apresentarmos online as nossas intenções de oração, através de um formulário adequado. Por outro, o Santuário oferece a possibilidade de pedir online, que se coloque e acenda uma vela na gruta de Lourdes. A esse pedido, pode estar também associada uma prece. Naturalmente que, neste caso, existe um custo associado e que facilmente se pode efetuar.

Em plena semana onde se apela à humanidade para que seja promovido um serviço de maior atenção à pessoa doente, visitemos um sítio que vive inteiramente esta opção pela pessoa que sofre.

Fernando Cassola Marques

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top