http://www.santuario-fatima.pt/
Ao iniciarmos o mês de Maio não poderia deixar de sugerir a visita a um sítio que estivesse relacionado com a mãe de Jesus e mãe da Igreja. Assim sendo, esta semana apresento o sítio oficial de um dos maiores santuários marianos, o Santuário de Fátima.
Na página de entrada acedemos, como é hábito em qualquer portal, às notícias e destaques mais actualizados. Além disso, o menu lateral poderá proporcionar ao visitante uma vasta e alargada experiência de conhecimento e interiorização do trabalho enorme que vai sendo realizado naquele extraordinário santuário. Pois bem, iremos então percorrer algumas dessas escolhas que estão disponíveis.
Na opção “História” acedemos a toda a componente relacionada com a história das aparições, desde as memórias da irmã Lúcia, passando naturalmente pelo processo de beatificação e demais registos históricos. Este é de facto, um espaço importante para quem quiser ficar a conhecer com rigor um pouco de história.
De seguida, propomos um dos mais importantes itens – o da “Mensagem de Fátima”. Digo mais importante porque certamente muitos de nós vamos a Fátima mas pouco conhecemos na realidade qual é a sua mensagem – “A Mensagem de Fátima é um convite e uma escola de salvação”, fica o desafio.
Mais abaixo, na opção “Locais e Monumentos” acedemos aos monumentos que estão dentro do santuário (capelinha, capela lausperene, basílica, órgão, azinheira, etc.) bem como aos locais à volta do mesmo.
No item “Peregrinos a pé”, obtemos informações importantes acerca de como se deve peregrinar em segurança. Iniciando com a devida preparação, apresentando as etapas necessárias para que esta jornada de fé ocorra sem nenhum precalço e com a verdadeira devoção e espíritualidade.
Em “arquivos multimédia” podemos aceder a uma quantidade enorme de fotografias e vídeos dos diversos acontecimentos que vão ocorrendo ao longo dos tempos e ainda o registo áudio das principais canções marianas.
Por último em “transmissões online”, somos presenteados com uma fabulosa oferta. A qualquer hora nos podemos ligar à capelinha das Aparições e estarmos assim ligados a esse espaço mágico, assistindo às celebrações que ocorrem diariamente.
Fica aqui então a sugestão para prepararmos melhor este mês e ficarmos assim a conhecer um pouco melhor um dos mais importantes santuários marianos.
Fernando Cassola Marques