De 15 de Outubro de 2014 até 15 de Outubro de 2015, a Igreja viveu com alegria e gratidão, o V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus. Concretamente em Portugal, as diferentes Ordens e Congregações de espiritualidade carmelita e teresiana uniram-se para dar a conhecer os ensinamentos por ela deixados. No entanto, porque considero que esta efeméride tão importante possa ter passado ao largo de muitos de nós, esta semana proponho uma visita ao sítio cuidadosamente criado para comemorar o nascimento daquela que nasceu no ano de 1515 em Ávila.
Ao digitarmos o endereço www.paravosnasci.com encontramos um espaço graficamente interessante, com um conjunto de recursos que nos ajudam a conhecer a fundadora dos Padres e Madres Carmelitas, tudo isto disponível em seis idiomas.
Na página inicial além dos habituais destaques e do menu com as mais variadas opções, dispomos de um calendário onde ficamos a par de todas as atividades e ainda ligações para as principais redes sociais (youtube, facebook e twitter).
Em “V centenário”, podemos ler um texto onde se apresentam as razões para a celebração desta tão importante data, onde se afirma perentoriamente que o centenário não é uma simples “celebração arqueológica” mas sim um momento de conversão “num tempo de renovação e reativação espiritual e de rejuvenescimento”. Por outro lado, podemos também perceber a razão da escolha do lema “Para vós nasci”, retirado de um dos seus poemas.
No item “Santa Teresa”, temos a possibilidade de conhecer a biografia de Teresa de Ahumada, os seus escritos, o seu caminho espiritual e ainda um pouco da história daquela época.
Caso queira inteirar-se de todas as notícias que estão relacionadas com esta temática, basta que aceda à opção com esse mesmo nome. Entre outras ficamos a saber que o “papa Francisco decretou um Ano Jubilar durante o V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus e em Ávila, local onde nasceu Santa Teresa de Jesus, são vários os locais onde se pode obter a indulgência plenária”.
Um espaço bastante interessante e que nos permite explorar melhor os ensinamentos e a espiritualidade Teresiana, encontra-se em “materiais”. Aqui podemos consultar artigos doutrinais, fichas e pistas de leitura, subsídios históricos e de oração.
Por último destaco a opção “música”, onde se pode escutar o hino do quinto centenário, escrito pelo poeta Carlos Aganzo e musicado pelo compositor Francisco Palazón, e ainda conhecer um manancial de sonoridades relacionadas com Santa Teresa.
Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com