Em plena semana maior, sugerimos um espaço virtual que nos convida a alimentar a fé com uma escuta mais atenta e prolongada da Palavra de Deus levando-nos a uma participação efetiva nos Sacramentos e a crescer na caridade – amor a Deus e ao próximo. Assim, como forma de entrarmos neste tempo precioso de reavivar a fé, esta semana apresentamos um sítio de oração diária pensado para quem, como tantos de nós, passa grande parte do tempo em frente ao computador e naturalmente tem dificuldade em arranjar um tempo para rezar.
O Sacred Space (Lugar Sagrado) é um projecto lançado pelos jesuítas irlandeses na quaresma de 1997 sempre com actualizações diárias e com as leituras adequadas ao dia, encontrando-se já traduzido em 17 idiomas. Apesar de estar a necessitar de uma actualização ao nível do ambiente gráfico e uma melhor otimização para os dispositivos móveis (smartphones, tablets, etc.), os conteúdos e objetivos a que se propõe estão bastante actualizados.
O que é pedido a cada visitante é que tire 10 minutos do seu dia para dedicar à oração e ao relacionamento mais profundo e próximo com Deus. Desta forma, conseguimos ter consciência da Sua presença na nossa vida, através da persecução de sete etapas (Oração Introdutória, Presença de Deus, Liberdade, Tomada de consciência, A palavra de Deus, Diálogo e Conclusão), pelas quais somos guiados com um simples clique do rato. Temos ainda disponível um guia nas etapas de maior dificuldade de reflexão que nos orienta e ajuda para uma oração mais conseguida e profunda.
Apesar de existirem actualmente outras propostas de oração virtual, que já foram alvo de análise neste espaço, fica aqui a sugestão que bem poderá ser continuada para além deste forte tempo litúrgico, podendo certamente tornar-se um “vício” diário. Pois sendo verdade que nos preparamos para a festa da ressurreição de Cristo, a Igreja através da liturgia e oração, deseja principalmente que nos prepararemos para o encontro definitivo com Ele.
Como sabemos Deus está em todo o lado e o nosso escritório, o espaço onde na nossa casa temos o computador, ou mesmo o nosso dispositivo móvel podem também ser espaços adequados para conversarmos com o nosso Pai.
Fernando Cassola Marques