http://www.iubilaeummisericordiae.va/
Quase todos nós vimos no passado dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição, o Papa Francisco a abrir a Porta Santa da Basílica de São Pedro, dando início assim ao vigésimo nono Jubileu da Igreja Católica. "Entrar por aquela Porta significa descobrir a profundidade da misericórdia do Pai que a todos acolhe e vai pessoalmente ao encontro de cada um. Neste Ano, deveremos crescer na convicção da misericórdia", pediu o Papa Francisco, na homilia.
Também no passado domingo, na maioria das catedrais das dioceses de Portugal, se deu início ao Jubileu da Misericórdia com a abertura da Porta Santa. Sendo que no território nacional existem cento e cinquenta e uma igrejas jubilares com a “porta da Misericórdia”.
Todos estes factos são razões mais do que suficientes para esta semana propor uma visita ao sítio, criado pelo Vaticano, inteiramente dedicado a este enorme acontecimento da Igreja Católica. No endereço www.iubilaeummisericordiae.va, encontramos um espaço virtual disponível em português, espanhol, italiano, polaco, alemão, francês e inglês.
Na página inicial além dos habituais destaques, temos ligações para as principais redes sociais (twitter, facebook, instagram, youtube, google plus, flickr) e ainda alguns vídeos que mostram o início deste jubileu que tem como lema “Misericordiosos como o Pai”.
Em “jubileu” encontramos todos os conteúdos que nos ajudam a perceber as razões da existência deste Ano Santo Extraordinário. Desde a carta que o Sumo Pontífice escreveu, no dia 1 de setembro, ao presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, passando pelo próprio texto e vídeo onde o Papa Francisco anunciou este Ano Santo. Podemos ainda consultar a Misericordiae Vultus, bula de convocação do Jubileu da Misericórdia, rezar a oração própria e perceber um pouco melhor o logotipo escolhido para melhor representar este ano onde "deveremos crescer na convicção da misericórdia".
Na opção “jubileu no mundo”, facilmente descobrimos quais as Portas da Misericórdia nas Dioceses de todo o mundo, quais as iniciativas relacionadas com o Jubileu organizadas globalmente e ainda aceder a alguns documentos produzidos pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização com informações úteis sobre a realização do Jubileu da Misericórdia no Mundo.
Por último em “jubileu em Roma”, acedemos ao calendário e a outras informações adicionais de todos os grandes eventos que irão decorrer ao longo deste ano na cidade eterna.
Penso que facilmente se percebe o relevo que este espaço virtual irá possuir ao longo deste ano, sugiro portanto que o adicionem ao vossos favoritos e o consultem com a devida regularidade.
Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com