Celebramos no passado domingo, dia 19 de outubro, sob o lema “Missão uma paixão por Jesus e por todos” o Dia Mundial das Missões. Por outro lado o mês de outubro é por natureza um mês dedicado, pela Igreja Católica, ao mundo missionário. A ideia presente nestes trinta e um dias é a de que se desenvolvam nas comunidades locais, uma série de atividades destinadas a promover a Missão com «urgência e prioridade». Assim sendo, esta semana apresentamos o sítio das irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora (FMNS).
Ao digitarmos o endereço www.ppfmns.pt encontramos um espaço graficamente bem conseguido, devidamente atualizado e com um conjunto bastante relevante de conteúdos.
Na página inicial dispomos das habituais notícias, de curiosidades, de informações relativas à pastoral juvenil e ainda de conteúdos relacionadas com a formação. Temos também ligações para as principais redes sociais (facebook, twitter, youtube e Google +) e ainda a possibilidade de subscrever a newsletter na comodidade do email.
Na opção “quem somos” descobrimos que as origens mais profundas desta congregação remontam à Idade Média no norte de França. Podemos ainda perceber qual a missão, a espiritualidade, a composição do conselho provincial e por último saber onde se encontram as comunidades das Franciscanas Missionárias pelo mundo.
Caso pretendamos saber o que fazem em concreto estas irmãs missionárias nos mais variados e importantes serviços basta que acedamos ao item “províncias portuguesas FMNS”.
Em “galerias e curiosidades” além dos álbuns de fotografias e de vídeos, com reportagens interessantíssimas, acedemos às curiosidades onde são aprofundados temas bastante desafiadores.
No item “formação” são-nos apresentadas várias informações relativas à formação inicial das irmãs Franciscanas (aspirantado, postulantado, noviciado e juniorado) e à formação permanente (retiros, encontros e semanas de espiritualidade).
Por último em “pastoral juvenil e vocacional” somos transportados para um espaço inteiramente dedicado aos mais novos, dando a conhecer a congregação nas suas dimensões: missionária e internacional. Seja através do acompanhamento vocacional, de uma pastoral vocacional estruturada, de encontros vocacionais e também da giofrater.
Aqui fica a nossa sugestão para que se aproximem deste sítio virtual onde através de uma linguagem próxima se demonstra uma forma de “viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo à maneira de Francisco de Assis”.
Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com