http://www.wfp.org/how-to-help/individuals/food-force/
O Food Force, é o primeiro jogo de computador de cariz humanitário. O projeto nasceu através de uma parceria entre a Comissão Europeia e o Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas. O jogo alerta de uma forma educativa para um assunto que deveria estar na ordem do dia e ser um foco de motivação da parte de todas as pessoas: a fome mundial.
O jogador (maior de 8 anos) assume o papel do sexto membro de uma equipa de cinco peritos especializados em tarefas importantes no processo de ajuda alimentar. Como é dito ao jogador logo no início do jogo – “…surgiu uma grave crise no Oceano Índico, na ilha de Sheylan. Vamos mandar uma nova equipa para reforçar a presença do Programa Alimentar Mundial e ajudar a alimentar milhões de vítimas da fome.”. O jogo consiste em seis missões, cada uma das quais começa com um “briefing” em que o coordenador da equipa explica as tarefas a executar. De seguida o jogador tem de executar a tarefa, ganhando pontos se fizer boas opções jogando depressa e bem. Cada uma das missões, equivale a uma das etapas essenciais do processo de entrega da ajuda alimentar, que vão desde a resposta de emergência, logo na primeira missão, à garantia da segurança alimentar a longo prazo na comunidade. Um aspeto a salientar é que no fim de cada uma das missões aparece novamente uma das personagens da equipa da Food Force para apresentar um vídeo educativo mostrando como é na realidade e no terreno o trabalho do PAM. É assim desta maneira educativa e bastante pedagógica que se ensina ao jogador como é que esta equipa dá resposta às crises alimentares: qual a origem dos produtos alimentares, como é que os produtos alimentares são entregues e como é que são utilizados para promover o desenvolvimento.
É portanto dentro deste cenário que o jogo nos transporta para o papel de ator principal, sensibilizando-nos para uma causa nobre. Explicando de uma forma lúdica o que é a luta mundial contra a fome e a importância do trabalho humanitário.
No sítio da internet do jogo, podemos efetuar o download grátis do jogo e instalá-lo no computador pessoal. São dadas ainda, todas as informações sobre o jogo e sobre o trabalho que o PAM das Nações Unidas está a fazer em todo o mundo. Na secção, como ajudar, da página principal são sugeridas formas práticas e concretas de colaborar com o Programa de Ajuda Mundial. Na última opção do menu é toda ela dedicada aos professores, com dicas para programar aulas sobre o combate à fome além-fronteiras e ainda com a possibilidade de se efetuar o download de planos de aula precisamente dedicados a esta temática. A não perder, sendo esta uma boa maneira de jogar contra a fome!
Fernando Cassola Marques