A 23 de abril em todo o mundo se comemora o dia de São Jorge, um dos santos mais venerados no catolicismo. Aquele que, conforme nos diz a lenda matou um dragão, é também o patrono mundial do escutismo. “O Escutismo é um Movimento Mundial, de carácter não político, aberto a todos, com o propósito de contribuir para a educação integral dos jovens de ambos os sexos, baseado na adesão voluntária a um quadro de valores expressos na Promessa e Lei escutistas, através de um método original que permite a cada jovem ser protagonista do seu próprio crescimento, para que se sinta plenamente realizado e desempenhe um papel construtivo na sociedade”.
Assim, proponho uma visita ao sítio virtual da revista oficial do Corpo Nacional de Escutas (CNE), Flor-de-lis, que se publica desde Fevereiro de 1925, contando com mais de 1200 edições em papel.
Ao digitarmos o endereço www.flordelis.pt encontramos os habituais destaques, sejam eles notícias, conteúdos multimédia ou dossiers temáticos. Em “actualidade”, podemos ler todas as novidades que vão sendo distribuídas por ordem cronológica merecendo uma leitura atenta. No item “internacional”, acedemos a todas as notícias de carácter não nacional, onde por exemplo, podemos ler que o chefe João Armando é atualmente o presidente do Comité Mundial, o responsável máximo do escutismo em todo o mundo. Por outro lado, na área “nacional”, somos informados acerca de todos os acontecimentos que são alvo de notícia no nosso país.
Caso pretenda aceder aos diferentes vídeos que vão sendo publicados pelo escutismo nacional, basta clicar em “vídeos”, aí temos, entre outras coisas, a apresentação da mais recente equipa da Junta Central para o triénio 2014/2016, liderada pelo aveirense Norberto Correia. Por outro lado, em “fotogaleria”, como o nome o refere, podemos aceder a diversas exposições fotográficas relacionadas com eventos marcantes do CNE.
Uma opção deveras interessante é a área “dossiers temáticos”, onde podemos aprofundar diversos temas relacionados com escutismo. Temos, por exemplo, os noventa anos desta revista, um trabalho acerca da Beata Teresa de Calcutá, ou mesmo um conjunto interessantíssimo de conteúdos onde a figura principal é Baden-Powell, fundador do escutismo.
Aqui fica a sugestão para aceder regularmente ao sítio desta publicação, ficando assim a saber mais acerca da vida da maior associação juvenil nacional que é o escutismo. Porque a “Flor de Lis” é um espaço onde todas as histórias se encontram num único lugar.
Fernando Cassola Marques