Decorre entre 31 de julho e 2 de agosto o maior e melhor evento de música de mensagem cristã em Portugal. Como já todos sabemos estou a falar do Festival Jota, que este ano está de malas e bagagens para o mítico Vale das Almas na capital do Algarve. Assim, como é habitual todos os anos por esta altura, proponho que visite o sítio daquele que já “é uma marca na pastoral juvenil e na música de inspiração cristã” nacional. Da responsabilidade do departamento da Pastoral Juvenil da Guarda e da banda Jota este evento conta com múltiplas atividades, “onde música, convívio, formação e diversas atividades são contextos de evangelização”.
Ao entrarmos neste espaço virtual rapidamente percebemos que todo o sítio está graficamente muito bem produzido, tendo como pano de fundo uma imagem bastante jovem, agradável e muito bem enquadrada com o público-alvo a que se destina. Logo na página inicial além das notícias sempre atualizadas, que pretendem evidenciar a importância deste encontro juvenil, temos ainda ligações para as principais redes sociais (facebook, instagram e youtube) e um destaque especial para os grupos musicais que são, de certa forma, o mote principal deste projeto.
Além da natural ficha de inscrição, cartaz do evento, espaços de alojamento e os contactos, podemos clicar em “programa”, onde temos uma apresentação detalhada destes quatro dias de animação que contará ainda com “workshops ambientais, desportivos e culturais, participação em jogos tradicionais, desportos náuticos e radicais, visitas a salinas e a áreas de observação de aves”. No item “artistas”, encontramos conteúdos relacionados com os artistas convidados para o festival. Que este ano conta com a presença de artistas internacionais, como os ingleses ‘Crossbeam’ ou o espanhol Nico Montero, «considerado neste momento o melhor artista católico em Espanha». Estará ainda presente a banda italiana ‘The Sun’, que possui a particularidade de ser «uma banda conhecidíssima em Itália, que tinha feito primeiras partes de grandes bandas a nível mundial («The Cure», «The Offspring» ou os «Muse») e, que entretanto, se converteram e decidiram começar a cantar Deus».
Aqui fica então a sugestão de visita ao espaço deste festival para conhecerem um pouco mais acerca de tudo aquilo que está preparado para proporcionar uma experiência de alegria e fé que brota desse “encontro com Cristo que é verdadeira fonte de alegria”.
Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com