http://www.exposicaomissionaria.org/
Decorreu entre maio e outubro do ano de 2012 uma exposição missionária que esteve aberta ao público em Fátima e que agora se encontra disponível na internet. Essa exposição intitulada “Alarga o espaço da tua tenda” extraído do livro bíblico atribuído ao profeta Isaías, quer suscitar nos visitantes uma atitude de acolhimento “ao outro”.
Conforme refere o padre Alberto Silva, presidente dos Institutos Missionários Ad Gentes: “Foram muitas as pessoas que, durante seis meses, passaram por Fátima, Portugal, e se deixaram encontrar pela exposição missionária. Foram experiências e missão a acontecer”, acrescentando que “há porém muita outra gente que não passou por Fátima”. Conclui dizendo que “é por isso que fazemos esta proposta: caminhar pelo virtual. Está aí para ti, para si, a possibilidade de entrar nesta exposição missionária e alargar a tua/sua tenda”.
O resultado da parceria entre os Institutos Missionários Ad Gentes, a Obra Pontifícia Missionária e o Santuário de Fátima está disponível em www.exposicaomissionaria.org.
Que melhor sugestão para este mês de Outubro que é por natureza um mês dedicado, pela Igreja Católica, ao mundo missionário? Porque a ideia presente nestes trinta e um dias é a de que se desenvolvam nas comunidades locais, uma série de atividades destinadas a promover a Missão como «urgência e prioridade». Uma forma concreta de aprofundarmos o nosso gosto missionário passa então pela realização da visita virtual a esta magnífica exposição.
Através de uma ferramenta que simula o nosso campo de visão, “o percurso convida o visitante a apreender, segundo ritmos diversificados, a realidade da Missão, partindo de uma consciência teológica que reflete acerca de como Deus se mostra missionário”. Para finalizar, referimos que este espaço se encontra dividido em quatro ambientes muito bem identificados (1. Deus missionário: a missão é comunicação; 2. Discípulos de Jesus Cristo: missionários ontem, hoje e sempre; 3. Missão: em todo o tempo e lugar; 4. Alarga o espaço da tua tenda: da fonte batismal para a missão).
Fica aqui a sugestão para que visitem esta exposição e sintam que “o mandato missionário continua a ser uma prioridade absoluta para todos os batizados, chamados a ser «servos e apóstolos de Cristo» neste início de milénio” e assim podermos viver a missão, transmitindo a fé.
Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com