Multimédia: Dia Europeu da Internet Segura

http://www.internetsegura.pt

Hoje comemoramos mais um Dia Europeu da Internet Segura desta feita dedicado à temática “aproximando gerações”, um evento organizado a nível europeu pela INSAFE (rede europeia de projetos de cooperação para a promoção da sensibilização e consciencialização para uma utilização mais segura da Internet pelos cidadãos).

Quanto entramos no sítio www.internetsegura.pt, além das habituais notícias sobre estudos, programas e eventos em curso na área das novas tecnologias, no âmbito do projeto internet segura, existem depois espaços independentes, que por si só, já foram alvo de análise e merecem toda a atenção.

Caso pretenda conhecer a missão e visão adjacentes a este projeto, saber qual a estratégia definida e ainda quais são as entidades que compõem este consórcio liderado pela UMIC (Agência para a Sociedade do Conhecimento), basta clicar em “sobre internet segura”. Na opção “perigos e prevenção”, ficará a saber mais acerca dos perigos e formas de se proteger dos mesmos, e onde “é explicado que a Internet, apesar de ser um meio versátil e uma fonte de inesgotáveis recursos, apresenta alguns perigos associados. O cidadão deve conhecer esses perigos, a fim de se proteger da melhor forma e educar os mais jovens a fazer o mesmo”. Em “legislação”, encontramos a “regulamentação existente relativa à utilização da Internet por parte das instituições e dos cidadãos”. Na secção “recursos”, temos acesso a vários conteúdos “que visam auxiliar os cidadãos e as entidades participantes no projeto, na obtenção de mais informação sobre a temática de uma navegação segura na Internet”, desde manuais e guias, a ligações a outros sítios de projetos nacionais e internacionais e ainda, a um glossário de conceitos relacionados com a internet. Por último em “linha ajuda”, estão contidas as informações acerca de “um serviço de atendimento telefónico e online de crianças, jovens, pais e professores, sobre questões relacionadas com o uso de tecnologias em linha”, “incluindo problemas relacionais no seio das famílias ou entre pares, bullying, assim como exploração imprópria e indigna das crianças e jovens”.

Permitam-nos reforçar a necessidade de se explorarem ao máximo todos os conteúdos aqui presentes, pois as atividades que são desenvolvidas por adultos, adolescentes e jovens, com o recurso da internet, são diversas e como sabemos a sua utilização pode envolver alguns riscos. Portanto, a prevenção e a sensibilização para uma navegação mais segura e consciente, é a melhor forma de se evitarem eventuais problemas.

Fernando Cassola Marques

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR