Multimédia: Cooperação entre os povos

www.acep.pt

Em pleno ano europeu do voluntariado, vamos, algumas vezes, apresentar projetos que se destacam nesta área. Esta semana sugerimos que visite o sítio da Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP). Esta associação sem fins lucrativos fundada em setembro de 1990, procura ser um motor de “solidariedade para o desenvolvimento entre povos de língua oficial portuguesa, sem excluir a cooperação com outros povos”. Promove ainda a “cooperação para o desenvolvimento solidário entre países ricos e países pobres, entre residentes e migrantes”, valorizando o que é diferente em cada um, incrementado a sua partilha.

Com uma imagem gráfica bastante sugestiva e apresentação minimalista, este sítio está muito bem estruturado, onde facilmente conseguimos atingir o que pretendemos. Na página inicial, além dos habituais destaques, não possuímos mais nada a não ser o menu. Em ACEP, acedemos a uma breve apresentação sobre esta organização não-governamental de desenvolvimento, aos seus estatutos e ainda aos relatórios financeiros e de atividades. Na opção “projetos”, podemos ficar informados sobre os mais recentes empreendimentos em curso, sejam eles de cidadania, de cooperação, de inclusão e inserção social e de formação. Uma forma de colaborar com esta associação passa pela aquisição das suas publicações, facilmente os pode adquirir através da opção “recursos”. Naturalmente que todos os livros apresentados, estão bastante relacionados com as áreas de intervenção da ACEP.

Caso pretenda assinar a newsletter, basta inserir o nome e endereço de correio eletrónico na opção “cantos do sul”. Em “notícias”, podemos ler todos os apontamentos dignos de destaque que foram sendo publicados. Obviamente que estas organizações não conseguem existir sem a participação e colaboração ativa de pessoas e de empresas. Assim nas opções parceiros e agradecimentos, ficamos a saber quem são os colaboradores que alimentam este projeto. Como referíamos inicialmente, ao entrarmos neste espaço virtual, facilmente percebemos que tudo foi preparado e pensado ao detalhe, portanto, além deste magnífico sítio, podemos também aceder aos blogues criados para projetos específicos, bem como, à presença desta ONGD nas redes sociais.

Fernando Cassola Marques

Partilhar:
Scroll to Top