http://www.comvocacao.net/
Durante a terceira semana da Páscoa, de 8 a 15 de maio, celebramos a semana nacional das vocações. Tendo em conta a temática em causa, optamos por realizar uma pesquisa num motor de busca pela palavra «vocações». Além de um artigo da Agência Ecclesia relativo a 48ª semana, onde somos chamados a “espalhar a palavra” num âmbito mais local e comunitário, encontramos um sítio muito bem conseguido da responsabilidade do secretariado diocesano da pastoral das vocações (SDPV) da Diocese de Coimbra.
Ao digitarmos o endereço http://www.comvocacao.net/ somos presenteados com um espaço virtual, com um design atraente e um conjunto de recursos inteiramente direcionados para a temática vocacional.
Na opção “grupo missionário JP2”, vamos de encontro ao blog do grupo missionário João Paulo II, outro espaço com muitos conteúdos e bastante atualizado. Em “itinerário vocacional”, temos mais informações acerca do ADSL (Aderir a Deus Sem Limites), um “espaço para descobrir Aquele ao qual queremos entregar a totalidade das nossas vidas”.
Olhando agora para conteúdos mais interativos, temos uma “galeria fotográfica”, onde podemos ver algumas fotografias dos momentos partilhados ao longo das atividades do SDPV e ainda a opção “multimédia”. É nesta área que dispomos do espaço mais atrativo de todo este sítio, pois podemos aceder a vídeos, apresentações, imagens várias e ainda um repositório de ideias sempre interessantes.
Em “vocare”, vamos de encontro ao cerne de toda esta plataforma virtual, pois é aí que se debate concretamente a temática vocacional. Logo no inicio ficamos a saber o que é a vocação, para depois caminharmos para algumas pistas de discernimento vocacional indo de encontro a caminhos no feminino e no masculino, culminando com sugestões de livros.
Outro espaço bastante rico encontra-se na opção “invocação”, pois aí encontramos “algumas pistas, sugestões ou propostas para rezar sozinho, com um grupo de amigos ou com a comunidade paroquial”, desde orações e vigílias, bem como, algumas propostas de textos bíblicos. Por último, apesar de não muito explorado, temos a possibilidade de contactar um sacerdote, como forma de apoio e acompanhamento espiritual.
Fica aqui a sugestão, seja como forma de aprofundar e descobrir o sentido vocacional ou como forma de preparar celebrações relacionadas com as vocações, este é um espaço que merece ser visitado.
Fernando Cassola Marques