Multimédia: Ciência Viva no Verão

www.cienciaviva.pt

Tendo em conta que entramos numa época de férias, onde a disponibilidade e o tempo para a família aumenta, o ideal será aproveitarmos esse período com elevada qualidade. Esta semana, a nossa sugestão recai sobre o projeto da responsabilidade da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, designado por Ciência Viva. Mais concretamente, vamos olhar o programa Ciência Viva no Verão, que é ótimo para ser realizado em família!

Ao clicarmos no item “ciência viva no verão”, encontramos propostas que se encontram disponíveis de 15 de Julho a 15 de Setembro, e que passam por “passeios científicos, observações astronómicas, visitas a obras de engenharia, castelos e faróis, em todo o território nacional, na companhia de especialistas de instituições científicas, museus, centros ciência viva, associações e empresas”.

Nesse espaço pode pesquisar num mapa interativo todo os eventos que vão ocorrer neste Verão. Concretamente irão acontecer momentos de: “Astronomia no Verão” que pretendem levar as pessoas a “observar as estrelas, os planetas e os objetos longínquos no firmamento, sempre na companhia dos astrónomos e dos seus telescópios”; “Geologia no Verão” que inclui “visitas guiadas em todo o país revelam como a história da Terra modelou as nossas paisagens.

Uma viagem pelo passado de dunas, fósseis, cidades e geomonumentos”; “Biologia no Verão” que vai “descobrir com os biólogos a vida em sapais, jardins, praias e estuários”; “Engenharia no Verão” onde se irá encontrar “as grandes obras da engenharia portuguesa. Das telecomunicações à geração de energia, do controle de tráfego à produção vinícola”; “Faróis no Verão” onde somos convidados a assistir “ao acender do farol e deixarmo-nos envolver pela ótica e pelo mundo da navegação costeira. Uma iniciativa em colaboração com a Marinha Portuguesa”; “Ciência nos Castelos” onde irão ser realizados passeios científicos “por castelos e fortalezas que marcaram a História do nosso país. A geografia, a arquitetura, a pedra usada na construção e as batalhas que lá se travaram”.

De facto, aqui só destacamos um item, mas neste sítio temos ao dispor uma quantidade enorme de projectos e propostas que se estendem por todo o ano e que valem bem a pena serem incluídos nos nossos tempos livres.

Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com

Partilhar:
Scroll to Top