Multimédia: Centro Virtual Camões – conclusão

http://cvc.instituto-camoes.pt/

Esta semana apresento as restantes áreas ainda não abordadas, concluindo assim a análise ao extraordinário sítio do Centro Virtual Camões (CVC).

No espaço “Ensinar”, é disponibilizado “um conjunto de recursos para apoio ao ensino do português nas suas diferentes vertentes, sendo dirigida principalmente a professores e formadores de português língua estrangeira ou língua segunda”.

Na opção “Programa de cultura portuguesa”, elaborado por Pedro Calafate, é pretendido “dar a conhecer um conjunto de tópicos significativos da Cultura Portuguesa, não directamente relacionados com a sua dimensão literária e poética. O seu objectivo é o de alargar o âmbito de consideração da nossa cultura para a área habitualmente designada por «pensamento», a qual apresenta, no entanto, uma fronteira fluida com as duas dimensões referidas”. Em “Caças ao tesouro”, está ao dispor um conjunto de acções concretas “que podem funcionar como ponto de partida para promover actividades que levem os alunos à descoberta da cultura portuguesa”. Caso pretenda aceder a diversas actividades pedagógicas do ensino do Português, devidamente catalogadas por níveis de dificuldade basta clicar em “Fichas práticas”.

A área “Traduzir”, que “tem como objectivo oferecer recursos em linha a tradutores, professores e estudantes de disciplinas relacionadas com a tradumática ou utilizadores ocasionais da tradução”, oferece-nos um conjunto de ferramentas digitais de suporte à persecução dos objectivos definidos.

Outra opção bastante interessante e inovadora, é o espaço “ensino à distância”, isto porque, a “formação à distância representa uma aposta do Instituto Camões para levar o ensino da língua, literatura e cultura portuguesas a públicos que habitualmente não dispõem de acesso a formação nestas áreas.” Assim, utilizando “uma plataforma de ensino à distância para apoiar a realização dos cursos” qualquer pessoa de dentro ou fora de Portugal poderá aprender e evoluir no conhecimento da língua de Camões, bastando para isso possuir um computador com acesso á internet. São de facto múltiplas as portas que se abrem com esta forma prática e objectiva de transmissão de conteúdos e consequente assimilação dos mesmos.

Fernando Cassola Marques

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