Lisboa, 01 set 2017 (Ecclesia) – A partir de hoje nasce um novo projeto televisivo, a nível internacional e por satélite, especialmente direcionado para a formação complementar de crianças árabes refugiadas e deslocadas, um pouco por todo o globo.
De acordo com informações avançadas pela Associação Católica Mundial para a Comunicação (SIGNIS), o canal em causa é especialmente direcionada para uma audiência localizada “no Médio Oriente e Norte de África”, mas também “estará visível online”, através da internet, para todos os continentes.
A ideia é servir as cerca de “30 milhões de crianças” que estão hoje sem acesso à educação, em países de conflito.
“As escolas que não foram destruídas estão sobrelotadas, e o medo da violência tem feito com que os pais não deixem os filhos sair de casa, e que os professores abandonem os seus postos”, recorda a SIGNIS, para quem este projeto será uma oportunidade para prevenir toda uma “geração” de crianças “perdidas”.
Por trás desta iniciativa está a cadeia de televisão cristã SAT – 7, uma estação por satélite sedeada no Chipre e espalhada por todo o Médio Oriente, que pretende ajudar a combater o “vazio” educativo que ameaça as crianças refugiadas e deslocadas, dando ferramentas pedagógicas a não só aos mais novos mas também “aos pais e professores”.
Entre as áreas de abrangência deste novo canal estará temas mais genéricos como a “saúde e os cuidados pessoais”, mas também outros mais específicos, direcionados para ajudar os mais novos a lidarem com “traumas” e outras questões resultantes da situação difícil em que se encontram.
JCP