http://www.bensculturais.com/
Neste artigo iremos olhar para o recém-renovado sítio oficial do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, que se encontra disponível em www.bensculturais.com. De facto, as mudanças espelhadas neste novo espaço, são demais evidentes, proporcionando aos seus visitantes uma agradável visita com um elevado número de conteúdos de uma riqueza enorme.
Na página principal deste espaço virtual, temos ao dispor as principais notícias de âmbito nacional, bem como um conjunto de apontamentos de âmbito mais diocesano. Encontramos ainda um menu que nos permite navegar pelas várias áreas disponíveis e algumas ligações diretas que destacam os principais projetos.
Na opção “Secretariado Nacional”, temos um conjunto de informações que nos possibilitam conhecer melhor este “órgão executivo da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais da Igreja e Comunicações Sociais, que integra, entre as suas competências, o estudo, coordenação e execução de atividades, sob a orientação da referida Comissão Episcopal ou dos Bispos encarregues do setor, assim como a canalização das informações e sugestões que possam interessar aos mesmos ou à Assembleia Plenária”.
Caso pretenda saber quais são os âmbitos de ação nos quais este secretariado atua, basta aceder ao item “áreas de atuação”. No item “base de dados”, entramos numa área mais técnica, onde através de motores de pesquisa, podemos efetuar várias perguntas aos registos nas áreas dos conservadores-restauradores, das obras de arte furtadas e ainda das publicações diocesanas.
Na opção “revista”, acedemos a um espaço inteiramente dedicado à revista invenire. Aí encontra informações sobre as edições passadas, a ficha técnica, sobre a forma de publicitar nesta publicação, como é que a pode encomendar e quais são os locais onde se vende este magazine.
Em “dioceses”, encontramos dados de cada uma das 21 dioceses de Portugal sobre os bens culturais, qual a sua história, os seus arquivos, as bibliotecas que cada uma possui, os museus que alberga na sua área e ainda as mais recentes notícias dentro desta temática.
Como facilmente se percebe, não podemos em tão curto espaço fazer uma descrição exaustiva e detalhada de tão riquíssimo sítio, acima de tudo, o que pretendemos, é suscitar a vontade e a utilidade em consultar e navegar pelo espaço virtual dos Bens Culturais da Igreja.
Fernando Cassola Marques