Na semana em que o santuário de Fátima vive um dos seus momentos altos do ano e em pleno mês de maio, sugerimos uma visita ao sítio do Apostolado Mundial de Fátima (AMF). Esta associação Católica internacional de direito pontifício, fundada em 1947, “nos Estados Unidos da América, pelas mãos do Padre Harold Colgan e do Sr. John Haffert, cresceu rapidamente e instalou-se pelo mundo inteiro, transformando-se num grande movimento internacional”, que conta atualmente com milhões de membros e vários centros nacionais.
Os seus objetivos principais passam pela “promoção da autêntica doutrina da Igreja Católica, a adesão aos princípios básicos do Evangelho; a santificação pessoal dos membros através do fiel cumprimento da mensagem de Nossa Senhora de Fátima e a promoção do bem comum, através da difusão desta mesma mensagem”.
Ao digitarmos o endereço www.worldfatima.com entramos num espaço onde os conteúdos informativos são o foco mais forte que ilumina este sítio. Na página principal encontramos os habituais destaques, dando naturalmente maior ênfase à peregrinação internacional anual de 12 e 13 de maio, bem como à consagração do pontificado do Papa Francisco à Nossa Senhora de Fátima.
Na opção “quem somos”, encontramos uma breve explicação sobre este movimento, a sua história,
missão, equipa e ainda o documento pontifício datado de 7 de outubro de 2010, onde se confirma o AMF como associação pública internacional de fiéis, com personalidade jurídica. Em “grupos de oração”, dispomos de informações sobre este gesto concreto associado a este movimento, que pretende ser “um encontro espiritual que se realiza normalmente uma vez por semana, em frente do Santíssimo Sacramento ou em casa de um dos membros”.
Caso pretenda conhecer mais sobre a mensagem de Fátima e sobre temáticas fortemente ligadas a este tipo de apostolado que podem servir para melhor conhecer o sentido da sua missão, basta clicar em formação.
Em “centros regionais”, facilmente percebe que nos cinco continentes já se encontra alguma representação deste movimento, pois “cada continente tem um ou mais centros regionais, os quais servem como ponto de referência para o grupo de países que a ele pertencem”.
Por último destacamos apenas as ferramentas multimédia que se encontram presentes neste espaço virtual. Seja através da disponibilização de fotos e vídeos que mostram a diversidade do trabalho feito pela AMF, bem como pela existência de um canal de TV online disponível emwww.worldfatimatv.com que pretende, acima de tudo, divulgar a mensagem de Nossa Senhora de Fátima.
Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com