Multimédia: Apostolado da oração online

www.apostoladodaoracao.pt

A proposta que fazemos esta semana é uma visita ao sítio do Apostolado da Oração (AO). Da responsabilidade da companhia de Jesus, esta obra “tem como missão principal a formação de cristãos atentos e comprometidos com as necessidades da Igreja e do Mundo”. Como “rede mundial de oração e ação para responder aos desafios da humanidade dentro da missão da Igreja” naturalmente que a presença na internet não poderia ser descurada. A renovação que recentemente sofreu, merece assim a nossa atenção e olhar atento para percebermos as potencialidades que este espaço virtual comporta.

Ao digitarmos o endereço www.apostoladodaoracao.pt entramos num sítio simples, organizado e graficamente bem enquadrado, onde os conteúdos informativos estão claramente em destaque.

Na opção “quem somos”, ficamos a conhecer um pouco mais sobre esta rede mundial de oração, que em Portugal “está presente em quase todas as paróquias do nosso país, em grupos que promovem a oração, a animação das liturgias, a visita a doentes, catequese, etc.”. É ainda possível saber um pouco mais sobre a sua história, nomeadamente que o AO teve a sua “origem numa casa de estudo da Companhia de Jesus, em França, na festa de S. Francisco Xavier do ano de 1844”.

Em notícias como o próprio nome o refere, podemos consultar todas as novidades que vão estando relacionadas com os objetivos presentes nesta obra.

Caso pretenda aceder às publicações editadas pelo AO, basta que clicar em “editorial”. Aí pode facilmente consultar todos os títulos nos mais diversos temas, ler uma resenha de cada livro e posteriormente, caso interesse, adquirir online de uma forma fácil e segura.

Em “revistas” podemos obter mais informações acerca das publicações periódicas editadas com a chancela AO. Mais concretamente as revistas: Mensageiro do Coração de Jesus (órgão oficial do AO em Portugal), 

Cruzada Eucarística (tem como finalidade principal a difusão da doutrina da Igreja Católica) e Magnificat (dedicada a instruir sem aborrecer, elevar sem violentar, distrair sem condescender).

Por último em “oração”, entramos possivelmente no principal ambiente deste sítio. Além da meditação diária, onde de uma forma muito direta somos convidados a rezar e a meditar a Palavra de Deus, dispomos ainda de uma maneira de iniciarmos a nossa jornada diária e de acompanharmos as intenções mensais do Santo Padre.

Fica lançado o repto para acederemos e beberemos do muito e bom do que aqui se publica.

Fernando Cassola Marques

Partilhar:
Scroll to Top