Decorre entre 4 e 10 de agosto o XXII Acampamento Nacional (ACANAC) do Corpo Nacional de Escutas em Idanha-a-Nova. O ACANAC “é uma atividade que congrega escuteiros de todo o país (e estrangeiro), a qual tem lugar de 4 em 4 anos, sendo entendida como a grande festa do escutismo em Portugal. Para melhor descrever uma atividade desta dimensão podemos imaginá-la como uma “cidade de lona”, onde as casas de cimento são tendas de campismo e onde existem todas as infraestruturas necessárias para suportar uma comunidade de 17.000 pessoas durante 7 dias.”
Assim, esta semana, sugerimos que efetue uma visita ao sítio criado para preparar e acompanhar esta grande atividade do CNE, disponível em www.acanac2012.org.
Na página inicial encontramos um contador que vai regredindo até ao início da grande atividade, um conjunto de opções que vamos de seguida explorar e ainda os habituais destaques. Em “geral”, podemos consultar o organograma (que ajuda a compreender a complexidade que exige a organização de um encontro desta envergadura), todo o programa geral (onde se encontram descritas as principais atividades), os imaginários das quatro secções (que nesta edição do ACANAC estão assentes no lema “Educar para a Vida” que no seu mais profundo significado nos transporta para a Vida em Cristo. “Eu vim para que tenham a vida, e a tenham em abundância”) e ainda ouvir e aprender o hino intitulado ESCUTEIRAR.
Na área “documentos”, pode aceder e consultar um conjunto enorme de escritos que vão desde normas a informações gerais. Caso pretenda descobrir tudo aquilo que se vai passar com os lobitos que têm como lema “conhecer +”, com os exploradores que vão “descobrir +”, com os pioneiros que vão “construir +” e com os caminheiros que vão “viver +”, basta clicar no item “secções”.
Em “local”, encontra a localização exata do campo escutista de Idanha no mapa de Portugal, fica a conhecer ao pormenor a disposição das secções e dos serviços no terreno nesta autêntica “aldeia escutista”, pode ainda consultar as fotografias do campo, bem como da zona envolvente. Por último destacamos o espaço “vida em campo”, onde de uma forma simples e efetiva pode conhecer os cuidados que se deve ter com o sol, com a água, com os insetos e com os alimentos, pode ficar a saber o que deve conter uma mala de primeiros socorros e ainda consultar algumas fichas relativas à proteção civil.
Caso se interesse pela temática escutista e se pretende saber tudo aquilo que se vai passar em terras de Idanha no início do mês de agosto, pode “escuteirar” neste espaço virtual criado para o efeito.
Fernando Cassola Marques