No passado dia 13 de outubro todos fomos chamados a participar no exercício nacional “A Terra Treme”. Esta iniciativa, “promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil teve a duração de apenas 1 minuto e procurou chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas”. De facto, “muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal também é um território suscetível, com zonas particularmente sensíveis a este risco”. Assim, esta semana proponho que visitemos o espaço virtual inteiramente dedicado a este projeto.
Ao digitarmos o endereço www.aterratreme.pt encontramos um ambiente graficamente agradável e que, apesar de simples, possui todos os elementos essenciais para melhor nos prepararmos para estas catástrofes naturais.
Na página principal já podemos ver algumas imagens do que foi este exercício, quantos foram os participantes e ainda o pequeno esquema dos três gestos (baixar, proteger e aguardar).
Em “o exercício” dispomos de um resumo do que é pretendido com este exercício público de cidadania no âmbito do risco sísmico.
No item “antes, durante e depois” entramos no espaço principal. Aqui ficamos a saber o que é preciso fazer antes, o que devermos fazer durante, quer nos encontremos num edifício ou na rua e o que fazer depois de um sismo. Temos ainda um tutorial em sete pequenos passos que nos orientarão em caso de ocorrência deste tipo de fenómenos.
Em “recursos” temos um conjunto enorme de conteúdos que nos ajudarão a melhor preparar e difundir esta iniciativa. Desde cartazes a imagens, vídeos e apresentações são de facto recursos que pretendem ajudar a formar mais e melhor a sociedade.
Por último em “infantil” entramos num espaço completamente diferente, direi mesmo que é um “pequeno sítio” dentro do grande sítio. Isto porque é dada uma nova roupagem aos conteúdos apresentados no espaço principal e mesmo em termos gráficos este se ajusta perfeitamente ao público infantil a que se destina.
Fica então lançada a sugestão para que visitem este sítio, porque “nós podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo: em casa, na escola, no trabalho ou mesmo de férias”, portanto o melhor é estarmos preparados.
Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com
http://www.aterratreme.pt/infantil/
ESTE É O SITE DO EXERCÍCIO A TERRA TREME, AQUI PODES APRENDER A PROTEGER-TE, E À TUA FAMÍLIA, EM CASO DE SISMO