Multimédia: A sociedade em rede, oportunidades e desafios pastorais (1ª parte)

Esta semana apresento a primeira parte de um artigo onde reflito sobre oportunidades e desafios pastorais na sociedade em rede. Uma vez que o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo implica uma cuidadosa atenção às características próprias dos meios de comunicação social, atualmente a Igreja precisa de compreender a Internet. Isto é extremamente necessário para que ela possa comunicar com a sociedade actual e de um modo muito especial com os jovens. Do ponto de vista religioso são inúmeros os benefícios que os meios de comunicação oferecem, mas as novas tecnologias requerem uma especial atenção, dado que oferecem às pessoas um acesso directo e imediato a importantes conteúdos e recursos religiosos, pastorais e espirituais. A título de exemplo: “Livrarias grandiosas, museus e lugares de culto, os documentos do ensinamento do Magistério, os escritos dos Padres e dos Doutores da Igreja, assim como a sabedoria religiosa de todos os tempos”, conforme escreve o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais no documento Igreja e Internet. A Internet possui uma capacidade extraordinária de ultrapassar a distância e o isolamento. Torna-se então num instrumento relevante para inúmeras atividades e programas eclesiais como “a evangelização, incluindo a re-evangelização e a nova evangelização, e a obra missionária tradicional ad gentes, a catequese e outros tipos de educação, notícias e informações, apologética, governo e administração, assim como algumas formas de conselho pastoral e de direcção espiritual”. Embora a realidade virtual não possa substituir a comunidade concreta e real, pode, contudo, completar e complementar essa mesma comunidade, transportando as pessoas para uma experiência de fé mais integral. Oferece ainda métodos de comunicação extraordinários com grupos específicos e que podem ser “tocados por Deus”: os adolescentes, jovens, idosos e pessoas com necessidades especiais que se sintam obrigadas a ficarem nos seus lares e pessoas que vivam em zonas do mundo isoladas, que de outra maneira eram difíceis de alcançar. Já é enorme o número de instituições eclesiais que recorrem à Internet para as mais diversas finalidades. O Vaticano tem sido disso exemplo ao liderar e fomentar o uso das novas tecnologias, com presença nas mais diferentes plataformas virtuais.

 

Fernando Cassola Marques

fernandocassola@gmail.com

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