Faz a Tua Parte, por uma Internet Melhor
Sob o lema “Faz a Tua Parte, por uma Internet Melhor” celebrámos, no passado dia 6 de fevereiro, o Dia Europeu da Internet Mais Segura.
Como gerimos esta necessidade de estar sempre ligado? Como protegemos a nossa informação? Que mudanças estão a ocorrer na interação com o outro? Qual a importância de ser popular na rede? Estas e outras questões foram objeto de reflexão e debate num evento que serviu para marcar esta celebração e que lançou a discussão dos “desafios que a utilização da Internet suscita no comportamento das pessoas e, em particular, no dos jovens”.
Porque cada vez mais temos de estar alerta para esta realidade que nos acompanha diariamente, esta semana sugiro uma visita ao espaço virtual da responsabilidade do consórcio coordenado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia. O projeto Internet Segura tem como principais objetivos: combater os conteúdos ilegais; minimizar os efeitos de conteúdos ilegais e lesivos nos cidadãos; promover a utilização segura da Internet e consciencializar a sociedade para os riscos associados à utilização da Internet.
Quanto entramos no sítio www.internetsegura.pt, além das habituais notícias sobre estudos e programas em curso na área das novas tecnologias no âmbito do projeto internet segura, e os eventos mais próximos, o grande destaque é dado ao espaço “Linha Internet Segura”. Uma visibilidade que faz sentido pois este novo serviço tem como objetivos: “Prestar apoio telefónico ou online, de forma anónima e confidencial, a crianças, jovens, pais e professores, sobre questões relacionadas com o uso da tecnologia; Informar ativamente os utilizadores (crianças, jovens, pais e professores) sobre a atividade da linha de apoio e de como entrar em contacto; Dispor de um sistema para remeter ocorrências graves às autoridades competentes quando uma criança parecer estar em perigo; Analisar, discutir e fornecer resultados que contribuam para as estratégias de sensibilização na área da Internet Segura”..
Para conhecer melhor todo este extraordinário projeto, basta que clique em “sobre internet segura”. Aqui pode perceber qual a sua missão e visão, qual a estratégia associada, quais os projetos em desenvolvimento e ainda quem são os parceiros.
Na opção “riscos e prevenção”, são explicadas, de uma forma bastante elucidativa, algumas ferramentas digitais usadas pela maioria das pessoas (redes sociais, blogues, smartphones, chats, jogos, vírus, etc.). Uma área vital porque é necessário conhece-las e saber como as devemos usar para que a nossa segurança não esteja posta em causa.
Na secção “recursos online”, temos acesso a vários conteúdos que têm como mote a disponibilização de “um conjunto de recursos que podem ser mobilizados para a aprendizagem pessoal, mas também sensibilizar outros”, como forma de criar “mais familiaridade com as temáticas da segurança na utilização da Internet e das tecnologias da informação e da comunicação”.
Usem e abusem na leitura e estudo deste projeto, pois as atividades que são propostas a adultos, adolescentes e jovens, com o recurso da internet, são múltiplas. No entanto, como a sua utilização pode envolver alguns riscos, a prevenção e a sensibilização para uma navegação mais segura e consciente, é a melhor forma de se evitarem eventuais problemas.
Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com