Mulheres em Acção online

http://www.mulheresemaccao.org/

A data que celebramos a 8 de Março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por “Pão e Paz”, designadamente por melhores condições de vida e de trabalho e ainda, contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial, decorria o ano de 1917. Em Dezembro de 1977 as Nações Unidas decidiram proclamar o Dia Internacional da Mulher, como forma de lembrar as “conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, mas também a discriminação e a violência a que muitas delas ainda são submetidas em todo o mundo”.

Como forma deste espaço se associar a esta celebração, esta semana propomos uma visita ao sítio da Associação Mulheres em Acção (AMA).

Ao digitarmos o endereço www.mulheresemaccao.org encontramos essencialmente um espaço virtual de carácter informativo.

No item “apresentação”, podemos entre outras coisas, saber que o principal objectivo desta associação sem fins lucrativos, passa pela “eliminação da discriminação e a promoção de igualdade entre homem e mulher”. Caso pretenda saber quem são as caras que compõem a AMA, basta clicar em “quem somos”. Na opção “observatório”, acedemos a conteúdos diversos, nomeadamente artigos de opinião e análise e ainda a textos em destaque pela relevância que possuem.

Um dos principais espaços deste sítio encontra-se em “entrevistas com”, aí pode aceder a um conjunto de entrevistas nos mais variados formatos (vídeo, texto, áudio, apresentações, etc.), todos eles relacionados com a defesa e promoção da igualdade de género. Por último em “arquivo”, podemos aceder os mais variados artigos que estiveram em destaque ao longo do tempo, devidamente classificados (trabalho, família, cidadania, mulher).

Fica então a sugestão para que visitem e fiquem a saber mais acerca desta associação que “propõe uma mulher independente e combativa, confiante na sua personalidade e segura de que deve ser ela mesma, enquanto mulher, mãe, esposa e educadora”. Mas que, no entanto, reivindica “também a identidade feminina, as diferenças biológicas e psicológicas, enfim a reciprocidade e complementaridade entre mulher e homem”.

Em suma, a AMA pretende “criar e promover uma corrente de pensamento e acção em favor da mulher no mundo actual”.

Fernando Cassola Marques

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top