Lisboa, 15 nov 2014 (Ecclesia) – A Ação Católica Rural vai realizar entre hoje e amanhã, em Albergaria-a-Velha, o seu seminário nacional com o lema “A alegria de ser” e temas dedicados à família quando celebra 81 anos em Portugal.
A instituição católica precisa em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA que o seminário nacional começa com a conferência “A Família e as Crises”, apresentada por Jorge Cotovio do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar de Coimbra.
No plenário da tarde, a partir das 14h30, o conferencista apresenta também o tema ‘A educação e a transmissão da Fé na Família’.
“Haverá ainda tempo para uma abordagem às pequenas coisas que podemos mudar no nosso dia-a-dia para melhorarmos a nossa gestão do tempo e as nossas relações familiares”, revela a Ação Católica Rural sobre a conferência ‘Mudança de coisas simples’ por Manuel Firmino, da área da psicologia.
Segundo o comunicado, no domingo o movimento vai ser desafiado “a dinamizar o papel evangelizador nas famílias a partir da Encíclica, a Alegria do Evangelho”, do Papa Francisco, pelo conferencista Luís Silva, teólogo e professor de Educação Moral e Religiosa Católica.
Segundo a Ação Católica Rural, por “coincidência feliz” vão celebrar-se nesse dia os 81 anos da sua fundação em Portugal, uma efeméride que será “evocada” durante o seminário nacional com “uma ação de graças”,
A Ação Católica Rural está presente em 16 dioceses portuguesas.
CB/OC