Papa lembrou Cardeais e Bispos falecidos durante o ano
Bento XVI convidou esta Quinta-feira a “ter viva no coração a perspectiva da esperança”, mesmo perante o momento da morte.
“A partida dos entes queridos é dolorosa, o acontecimento da morte é um enigma carregado de inquietude, mas para os crentes é sempre iluminado pela esperança da imortalidade, assinalou na homilia da Missa celebrada na Basílica de São Pedro.
A cerimónia foi celebrada em sufrágio por sete cardeais e vários arcebispos e bispos que faleceram durante este ano.
O Papa lembrou os “pastores que serviram a Igreja assegurando ao rebanho de Cristo os cuidados necessários”, considerando-os “testemunhas do Evangelho que na variedade de dons e tarefas, deram prova de vigilância e dedicação generosa á causa do Reino de Deus”.
A partir das passagens bíblicas lidas na celebração, Bento XVI observou que “não faltam dificuldades e problemas nesta vida, existem situações de sofrimento e de dor, momentos difíceis que se devem compreender e aceitar”.
“Tudo porém – salientou – adquire valor e significado se é considerado na perspectiva da eternidade”.
Os Cardeais que faleceram no último ano foram Avery Dulles, Pio Laghi, Stéphanos II Ghattas, Stephen Kim Sou-Hwan, Paul Joseph Pham Dình Tung, Umberto Betti e Jean Margéot.