O Padre Fontes vai ser homenageado com um Espaço Padre Fontes, em Montalegre, no próximo dia 9 de Junho.
O autor do «Grande Cancioneiro do Alto Douro», Altino Moreira Cardoso, seu amigo e antigo colega, em Vila Real, vai associar-se à homenagem, com uma apresentação multimédia da sua Obra.
Os três volumes do «Grande Cancioneiro do Alto Douro» contêm, no total, 1.920 páginas e 1.200 cantigas (músicas e letras).
Em introdução, situam-se resumidamente as cantigas num contexto que remonta ao Galego-português, através dos vestígios das Cantigas de Amigo populares. O Terceiro Volume estuda a poética das letras das cantigas, numa perspectiva estética e histórica, etnográfica e sociológica, desde a fundação da Dinastia de Borgonha e a instalação de Cister no Vale do Varosa.
São referidas as principais fontes de difusão das cantigas populares, desde Santiago de Compostela à Senhora da Serra do Marão, do Viso, do Socorro, dos Remédios….
Aos Galegos, saibradores do Alto Douro, juntavam-se muitos barrosões – todos homens e mulheres de grande força de trabalho. Com eles vinham as tradições do galego-português.
Algumas opiniões de vários especialistas (professores universitários e do Conservatório, compositores…) estão publicadas no início do segundo volume.
A apresentação é multimédia (Power Point), incluindo dados históricos, paisagísticos e poético-musicais, que também se integra nas comemorações deste ano dos 900 anos de D. Afonso Henriques.