Moçambique: Cáritas Portuguesa alerta para impacto das cheias e lança campanha solidária

Organização católica apoia populações isoladas no centro e sul do país, onde mais de 600 mil pessoas foram afetadas pela subida das águas

Foto: Lusa/EPA

Lisboa, 22 jan 2026 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa manifestou hoje a sua solidariedade para com Moçambique, onde as cheias afetam mais de 600 mil pessoas, alertando que estas são as inundações mais graves dos últimos 20 anos.

“Esta situação ultrapassa as grandes cheias do ano 2000. O facto de estas cheias serem recorrentes faz com que a população já esteja de alguma forma preparada e daí o registo de mortes não ser tão elevado como naquela altura. No entanto, o impacto e a destruição são muito maiores”, afirmou Santos Gotine, secretário-geral da Cáritas Moçambicana, em mensagem enviada à congénere portuguesa.

O responsável descreve um cenário de grande dificuldade no terreno, provocado pelas chuvas intensas que se iniciaram em meados de dezembro.

“Há dificuldade de transporte e de aceder a determinadas localidades, por isso, há ainda populações que estão isoladas e onde o auxílio não chega”, relata.

De acordo com os dados divulgados, as inundações atingem seis províncias do centro e sul do país, colocando em risco infraestruturas críticas de saúde e educação e potenciando a disseminação de doenças.

A Igreja Católica em Moçambique mobilizou-se para responder à emergência, articulando esforços com as estruturas locais para distribuir água potável, alimentos, kits de higiene e roupa.

A Cáritas Portuguesa informa que “mais de 500 famílias estão a ser abrangidas” pelo apoio imediato, que inclui acolhimento em abrigos temporários, admitindo que este número “tenderá a aumentar”.

Os bispos moçambicanos lançaram um apelo para que os cristãos “intensifiquem a oração, a partilha de bens e as iniciativas de apoio fraterno”.

Em resposta, a Cáritas Portuguesa, que mantém projetos de mitigação das alterações climáticas no país lusófono, disponibilizou-se para colaborar e abriu uma campanha de angariação de fundos.

“O Apelo de Emergência de Moçambique, de curto prazo, em preparação estima apoiar 500 famílias, em 5 dioceses, tendo por base um orçamento de 250 mil euros”, indica a nota.

Os donativos podem ser encaminhados para a Cáritas Portuguesa, que canalizará as verbas para o mecanismo de atuação de emergência da rede internacional.

OC

DONATIVOS

Multibanco

Entidade: 22 222

Referência: 222 222 222

IBAN

PT 50 0033 0000 01090040150 12 (Millennium BCP)

Moçambique: Bispos apelam à solidariedade internacional com vítimas das cheias

 

 

 

Partilhar:
Scroll to Top