Moçambique: Bispos esperam que cessar-fogo seja para cumprir

Lisboa, 25 ago 2014 (Ecclesia) – Os bispos moçambicanos saudaram hoje o cessar-fogo assinado em Maputo entre as forças militares da Frelimo e a Renamo.

Em declarações à Rádio Renascença, o presidente da Conferência Episcopal Moçambicana refere que o acordo de paz, “depois de várias e longas rondas de negociações”, indica que os dois partidos terão “superado as grandes questões” que os “dividiam”.

D. João Carlos Nunes espera agora “que as duas partes cumpram, efetivamente, o que se acordou”, a fim de que não surjam “novos incidentes”.

Apesar de aparentemente estar sanado o conflito que, durante o último ano e meio fez regressar ao país o espetro da guerra civil e causou um número ainda indeterminado de mortos, a principal prioridade agora é garantir a “segurança da população”.

O bispo moçambicano frisa que a Igreja Católica local vai continuar em “contacto com as duas partes” envolvidas no conflito e admite mesmo uma tomada de posição mais efetiva, por parte da hierarquia católica local, caso a Frelimo, atualmente a força política no poder, ou a Renamo quebrem o cessar-fogo.

As eleições gerais para o governo moçambicano estão marcadas para 15 de outubro.

RR/JCP

Partilhar:
Scroll to Top