Moçambique: Bispo de Tete lamenta morte de 64 pessoas encontradas num camião

D. Diamantino Guapo Antunes realizou oração ecuménica e Igreja está a apoiar 14 sobreviventes

Tete, Moçambique, 27 mar 2020 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Tete, D. Diamantino Guapo Antunes, lamentou as “mortes desumanas” de 54 pessoas que foram encontradas pelos Serviços de Migração no contentor de um camião, que transportava 78 pessoas.

“Providenciei a possibilidade de fazermos uma cerimónia ecuménica, uma oração, pela encomenda da alma destes nossos irmãos, sabendo que muitos deles são cristãos da Igreja Copta”, disse D. Diamantino Guapo Antunes, divulgou hoje o ‘Vatican News’.

O bispo de Tete adiantou que a Igreja Católica está a acompanhar o caso, procurando dar ajuda aos 14 sobreviventes, em coordenação com a Comissão Episcopal para os Migrantes, Deslocados e Refugiados (CEMIRDE).

O sítio ‘Vatican News’ contextualiza que os 64 etíopes foram enumerados e enterrados numa vala comum num cemitério da Cidade de Tete, esta quarta-feira, e o processo vai continuar em coordenação com a diplomacia Etíope em Moçambique.

O camião transportava 78 pessoas do Malawi para a cidade de Tete, com destino à África do Sul, quando foi parado pelas autoridades migratórias, esta terça-feira, em Moatize, e encontraram 54 pessoas mortas na caixa-metálica que não tinha “qualquer abertura” para a respirarem.

CB

Partilhar:
Scroll to Top