D. António Marto participa na iniciativa de sensibilização
Leiria, 25 set 2016 (Ecclesia) – O grupo missionário Ondjoyetu organiza hoje, dia 25, uma caminhada solidária com o objetivo de angariar fundos para a aquisição de um jipe para continuar o trabalho “de desenvolvimento humano e sustentável” nas montanhas do Gungo, em Angola.
“Para chegarmos a estas regiões afastadas dos meios urbanos, cerca de 130 km, é necessário percorrer várias dezenas de quilómetros em "picada" (estrada de terra batida) com acessos difíceis e subidas acentuadas por montanha, e, muitas vezes, com o troço completamente alagado pelas chuvadas intensas de cada ano”, indica o grupo missionário da Diocese de Leiria-Fátima num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
As deslocações são feitas numa viatura que conta com 300 mil quilómetros.
“O desgaste e a utilização em circunstâncias difíceis tornam necessária a aquisição de outra viatura equivalente para dar continuidade ao trabalho de desenvolvimento humano e sustentável levado a cabo nas montanhas do Gungo pelos missionários da diocese de Leiria-Fátima”.
Desde 2000 que voluntários do grupo Ondjoyetu, por iniciativa e orientação do padre Vítor Mira, promoveram a aproximação entre as dioceses de Leiria-Fátima, em Portugal, e do Sumbe, em Angola.
Esta aproximação “caminhou para o compromisso da geminação das duas dioceses em 2006, sendo um dos passos o envio de uma equipa para assumir a responsabilidade da comunidade da missão do Gungo, região isolada no interior do município com cerca de 25.000 pessoas”.
A «Caminhada SOBRE RODAS», num percurso de sete quilómetros, conta com a participação do bispo diocesano D. António Marto, com o presidente da autarquia de Leiria Raul Miguel de Castro, e com a atleta olímpica de Fundo e Maratona Aurora Cunha.
A iniciativa pretende ainda sensibilizar para o trabalho missionário realizado pelo grupo na missão no Gungo.
LS