Missões Franciscanas reuniram no Funchal

O encontro anual dos colaboradores das missões franciscanas, no Funchal, decorreu no dia 25 de Outubro, no Convento de Santa Clara, e ainda sob o espírito do VIII centenário da fundação da Ordem dos Frades Menores.

Esta reunião de “zeladores” (as) de toda a Madeira contou este ano com a presença do Procurador Nacional da União Missionária Franciscana (UMF) e director do Jornal “Missões Franciscanas” que falou sobre a tarefa dos leigos, como “testemunho e serviço”.

Em Portugal desde 1923, a UMF procura realizar um apostolado junto das pessoas, “ajudar os cristãos a descobrir e realizar a sua vocação missionária, levando-os a viver em comunhão com os povos mais carenciados e a promover a evangelização”.

Nesse sentido, a UMF realiza várias actividades de reflexão ao longo do ano, retiros e acções de formação, encontros ou “festas das missões”, como aconteceu agora no Funchal com a participação de cerca de duas centenas de pessoas e dos responsáveis nacional e regional da Procuradoria da União Missionária Franciscana, frei Vítor Manuel Rafael e frei José Borges, respectivamente.

Ao “Jornal da Madeira”, frei Vítor destacou a importância do encontro, bem expressa no número de presenças, e lembrou os projectos missionários franciscanos em curso na Guiné Bissau (Leprosaria de Cumura), na diocese de Chimoio (Moçambique) e em Timor-Leste.

Ao alcance dos leigos franciscanos existem diversos meios com os quais podem colaborar com a UMF, desde a oração, passando pela distribuição de calendários e agendas, a assinatura do Jornal “Missões Franciscanas”, até ao voluntariado nas missões ad gentes.

Partilhar:
Scroll to Top