Lisboa, 05 abr 2024 (Ecclesia) – O padre Januário Aniceto dos Santos, dos Missionários da Boa Nova, faleceu esta manhã, aos 91 anos, informa a instituição.
O sacerdote, que se encontrava no Lar Santa Teresinha, tinha sido hospitalizado esta quinta-feira.
A Missa de corpo presente, presidida pelo Superior Geral, vai realizar-se este sábado, pelas 10h00, na Igreja de Cucujães (Diocese do Porto).
O corpo segue depois para a terra natal do missionário da Boa Nova, em Romariz, Santa Maria da Feira (Diocese do Porto), onde é celebrada a missa das exéquias, às 15h30, pelo bispo de Lamego, D. António Couto; o falecido sacerdote fica sepultado na terra onde nasceu.
“Agradecemos a todos os que acompanharam na sua doença, sobretudo às senhoras do Lar de Santa Teresinha. Que ele continue a animar-nos para a evangelização hoje”, pode ler-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.
O padre Januário Aniceto dos Santos estudou nos seminários da Sociedade Missionária em Tomar, Cernache do Bonjardim e Cucujães, e foi ordenado sacerdote em 1959.
Dedicou a maior parte da vida à animação missionária em Portugal e à Editorial Missões, de quem foi diretor por muitos anos, e escreveu vários romances, que assinava como José Baldaia (no mensal Missionário Católico).
Além disso, o sacerdote promoveu a publicação da Bíblia em português (original de Maredsous) e uma série de livrinhos para a Via Sacra, sendo HOJE, BREVES REFLEXÕES DIÁRIAS a publicação mais vendida, nestes dias.
O missionário da Boa Nova foi também reitor do Seminário de Fátima e Cucujães.
LJ