Missionários da Boa Nova: Faleceu o irmão José Maria Godinho

Cucujães, 11 fev 2025 (Ecclesia) – O irmão José Maria Godinho, missionário da Boa Nova, faleceu esta segunda-feira, após ter trabalhado 54 anos em Moçambique.

Natural de Tomar, onde nasceu em 1936, o irmão José Maria Godinho entrou em Cucujães em 1856, trabalhou em Cernache do Bonjardim como despenseiro da casa entre 1960 e 1962 e depois em Cucujães, onde fez o juramento perpétuo na Sociedade Missionária da Boa Nova, em 1965.

O irmão José Maria Godinho foi enviado para Moçambique, para a Diocese de Pemba, onde residiu com D. José Garcia, na Casa Episcopal, presidiu à Cáritas diocesana e dedicou-se “incansavelmente” à paróquia de Maria Auxiliadora.

“Nos seus 54 anos de Moçambique, passou por tempos muito difíceis. Nos tempos do marxismo todos os missionários foram concentrados na casa que ele cuidada. Viveu o drama dos companheiros que foram presos e deportados para Portugal. Depois, vieram guerras e muitos deslocados a quem tinha de dar resposta com muita falta de meios”, indica um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O irmão José Maria Godinho “acolhia a todos e servia sempre com sorrisos”, acrescenta o comunicado da SMBN.

“Era homem da oração, do silêncio, da escuta e de grande presença e testemunho co o eu exemplo de vida”, afirma, acrescentando que “o povo tinha por ele grande estima”.

Regressando a Portugal, foi operado a um cancro intestinal e, devido às sequelas que deixou, foi internado no Lar de Santa Teresinha, em Cucujães, e, no último mês, passou também alguns dias por internamento hospitalar.

PR

Partilhar:
Scroll to Top