Os Missionários Combonianos voltam a propor aos jovens a partir dos 16 anos uma passagem de ano que se prolonga durante quatro dias, com um programa de oração, caminhada, jogos, reflexão e convívio.
A iniciativa, denominada Reveillon XL, começa a 29 de Dezembro, pelas 19h30, nas instalações da Maia daquela congregação missionária católica, com um tempo de acolhimento, conhecimento mútuo e convívio.
O dia 30 começa com um debate sobre a violência na família, crianças, idosos e escola, enquanto que a parte da tarde está reservada “a acções de solidariedade pela paz e reconciliação”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A partir das 21h decorre o “Sarau pela Paz”, uma iniciativa dos jovens da Vigararia da Maia e do Centro Vocacional Juvenil dos Missionários Combonianos que se realiza no Auditório do Fórum da Maia.
O evento, aberto à participação de todas as pessoas, conta com a participação de Pedro Cruz, que além de jornalista e editor executivo da SIC-Porto, foi enviado especial da estação nos conflitos da Albânia, Kosovo, Líbano e Israel, além de ter ser sido destacado para fazer a cobertura noticiosa do terramoto no Haiti.
Durante a sessão, em que vão ser abordados temas como direitos humanos, cenários de guerra e projectos humanitários, os participantes têm a possibilidade de contribuir para um projecto de escolas em campos de refugiados na região sudanesa do Darfur.
O último dia de 2010 inicia-se com uma reflexão sobre o carisma dos Missionários Combonianos, concluindo-se com a missa e um “mega-convívio” que termina na manhã de 1 de Janeiro.
As inscrições, ao preço unitário de 15 €, devem ser feitas até 26 de Dezembro.