Missionário Matteo Ricci inspirou mensagem de Natal do bispo de Xangai

O bispo de Xangai (China), D. Aloysius Jin Luxian, exortou a comunidade católica da diocese a inspirar-se no exemplo de Matteo Ricci, evocando o quarto centenário da morte do missionário, que ocorrerá no dia 11 de Maio do próximo ano.

A fé em Deus, o amor pela cultura chinesa e o respeito pelos professores e amigos são algumas das qualidades de Matteo Ricci que o bispo convidou os fiéis a seguirem. O prelado pediu aos seus diocesanos que examinem diariamente os seus actos e que estudem com afinco para estarem à altura do mundo que muda, “sem perder tempo diante da televisão ou do computador”.

Na mensagem de Natal intitulada “O canto de Li Matou” – nome chinês do padre jesuíta – D. Aloysius sublinhou o estilo do missionário nas relações entre a China e o Ocidente e a sua amizade com a população local, citando as obras escritas ou traduzidas por Matteo Ricci. O prelado concluiu o texto com uma frase emblemática do sacerdote italiano: “Na China seja chinês, não permitam que os chineses se tornem como estrangeiros”.

Com Rádio Vaticano

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top