Missas do Parto: A tradição a chegar…

Luísa Gonçalves, Diocese do Funchal

Hoje volto a trazer a este espaço uma das tradições mais peculiares da Madeira nesta quadra que se avizinha: As Missas do Parto.

As Missas do Parto são uma tradição religiosa profundamente enraizada na cultura madeirense, que ocorre durante os nove dias antes do Natal, de 16 a 24 de dezembro, isto caso não haja as chamadas Missas de Promessa, que fazem com que as mesmas comecem a ser celebradas um dia ou dois mais cedo.

Estas celebrações acontecem às primeiras horas da madrugada, normalmente entre as 5 e as 6 horas da manhã e são uma forma do povo homenagear Maria, Mãe de Jesus, simbolizando as dores e alegrias da gestação, além de preparar os corações dos fiéis para o nascimento de Menino.

Por outras palavras, são uma forma de preparação espiritual para o Natal e combinam devoção religiosa com manifestações culturais únicas da região.

Se estiver na Madeira durante esta época, assistir a uma Missa do Parto é uma experiência única e peculiar a não perder. Mesmo que tenha de se levantar cedinho garantimos que não vai dar por o seu tempo por perdido.

Partilhar:
Scroll to Top