Missão: Voluntariado Teresa de Saldanha quer abraçar novas realidades geográficas

Lisboa, 22 out 2017 (Ecclesia) – O Voluntariado Teresa de Saldanha (VTS), ligado às irmãs da Congregação da Ordem Dominicana de Santa Catarina de Sena, em festa por 15 anos de existência está com perspetivas de novas missões em novas realidades geográficas.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o coordenador nacional do VTS explica que das diretrizes para o futuro, saídas do encontro nacional 2017, pode vir a ser criada uma nova comunidade num país lusófono em África.

“A ideia é formar comunidade. Em princípio iremos no final do ano para saber quais as características do local, da zona, ver o acolhimento, o apoio, estruturas. Conhecer a realidade para dar o passo e alcançar esse objetivo”, adianta André Silva.

A concretizar esta vai ser uma realidade nova onde os leigos vão primeiro do que as religiosas, isto é, sem o seu apoio no terreno.

As experiências missionárias do VTS no estrangeiro até hoje foram realizadas em países onde estão as irmãs da Congregação da Ordem Dominicana de Santa Catarina de Sena – Albânia, Angola, Brasil, Moçambique, Paraguai, Portugal e Timor.

Para além da nova missão ad gentes, “em princípio”, vão ter também três voluntários a participar na formação da FEC – Fundação Fé e Cooperação “para que possam ir em missão no estrangeiro”.

Entre os dias 6 e 8 de outubro, em Fátima, foram comemorados os 15 anos do Voluntariado Teresa de Saldanha e uma das atividades foi uma ação de rua onde distribuíram sobre a fundadora da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena

“A nossa missão é continuar a ser divulgar a mensagem de Teresa Saldanha”, destaca André Silva, observando que essa apresentação da religiosa portuguesa “é sempre um orgulho e alegria”.

O coordenador do VTS comenta que “muitas vezes é uma surpresa” essa divulgação porque “as pessoas não conhecem” a primeira mulher a fundar uma congregação em Portugal, após a extinção das ordens religiosas no século XIX.

Neste contexto, diferencia ainda as reações das pessoas com mais idade porque “emocionam-se mais” uma vez que “recordam melhor o que aconteceu, mesmo com histórias de família”, e é um acolhimento mais direto.

Já os jovens acabam por se identificar com o carisma Dominicano que “é mais alegre, dinâmico, uma ordem mais aberta, expansiva”.

Os VTS estão em Lisboa, Aveiro, Leiria, Pinheiro da Bemposta, Guarda, e André Silva disse ainda que estão a “promover a alteração” dos estatutos, a atualizar o logotipo, e têm um blogue com a informação das diversas atividades para além das redes sociais.

A mais recente edição digital do Semanário Ecclesia é dedicada às missões com diversos testemunhos, onde se incluiu o Voluntariado Teresa de Saldanha, e este domingo – Dia Mundial das Missões – o mês missionário de outubro vai estar também em destaque nos programas ‘Ecclesia’, na Antena 1, às 06h00, e no ‘70×7’, a partir das 07h27, na RTP2.

CB

Partilhar:
Scroll to Top