Lisboa, 19 out 2023 (Ecclesia) – A organização Leigos para o Desenvolvimento (LD) vai promover, nos meses de outubro e novembro, várias sessões de informação e esclarecimento pelo país sobre missões e projetos, para dar início ao ciclo de formação 2023/2024.
“Estas sessões destinam-se a jovens interessados numa experiência missionária em África e em Portugal, pelo período mínimo de um ano, com idades compreendidas entre os 21 e os 45 anos”, pode ler-se no comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) católica explica que as sessões, que têm como mote algumas ideias deixadas pelo Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023, vão “apresentar a organização, as missões e os projetos desenvolvidos em Angola, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe”.
Além disso, vão dar a conhecer o perfil do voluntário LD e o plano de formação que antecede a partida em missão, com a possibilidade de escuta de testemunhos e experiências de voluntários que estiveram em missão.
Sob o lema “A Alegria é missionária”, os Leigos para o Desenvolvimento vão divulgar o programa de voluntariado qualificado LD em quatro sessões, nomeadamente no dia 24 de outubro, em Lisboa (CUPAV) e em Braga (CAB); dia 26 de novembro, em Coimbra (CUMN); dia 30 de novembro, via online (ZOOM) e, por último, dia 8 de novembro, no Porto.
De acordo com a organização, só no último ano, o programa de voluntariado transformou mais de 20 mil pessoas nos projetos levados a cabo em Angola, Portugal, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
LJ/OC