Missão 2010 ao ritmo do Carnaval

D. Manuel Clemente destaca encontro promovido pela comunidade de Taizé no segundo mês da iniciativa diocesana

A celebração do Carnaval será este ano associada à “Missão 2010” na Diocese do Porto, que dedica o mês de Fevereiro ao tema da “alegria.

Numa mensagem divulgada pelo canal da Diocese no YouTube, o Bispo do Porto explica esta opção, destacando que a missão da Igreja é “levar a todas as dimensões da vida humana, social e cultural, o influxo do Evangelho”.

A Missão 2010 é uma dinâmica que quer envolver todos os diocesanos na chamada Nova Evangelização. Cada mês é conduzido por um desafio, que lança o tema para desenvolver ao longo dos dias.

Sobre a temática escolhida para Fevereiro, D. Manuel Clemente indica que a mesma é uma “virtude evangélica” e que a sua vivência também precisa de “ser convertida com aquela alegria maior, que vem do coração pacificado, como em Jesus Cristo se encontra”.

Momento relevante neste dinamismo será o Encontro Ibérico que a Comunidade de Taizé irá promover no Porto, precisamente por alturas do Carnaval. D. Manuel Clemente revela que o convite à comunidade ecuménica visa uma reflexão sobre “as fontes da alegria”.

“Os monges de Taizé têm desenvolvido, já há mais de meio século, esta dimensão da alegria interior com a prática da oração a que tantos milhares e milhares de jovens, de todo o mundo, têm aderido”, aponta.

Para o Bispo do Porto, é importante oferecer a experiência de uma alegria que “não tenha ressaca” e deixe “um rasto de optimismo e de paz”.

D. Manuel Clemente recorda que todas as acções da Missão 2010 têm um momento de referência, mas são depois “praticadas, com criatividade específica, em vários outros locais”, sondando “a verdadeira alegria numa maior intimidade com Deus”.

Encontro Ibérico

De 13 a 16 de Fevereiro, milhares de jovens de toda a Península Ibérica e de vários outros países vão reunir-se no Porto para celebrar as “Fontes da alegria”, respondendo assim ao apelo da Comunidade de Taizé.

Esta é mais uma etapa da «Peregrinação de Confiança», lançada em 1978 pelo irmão Roger, o fundador da Comunidade de Taizé. Nos últimos anos, teve momentos como os encontros europeus em Lisboa (2004), Milão (2005), Zagreb (2006), Genebra (2007), Bruxelas (2008), um encontro asiático em Calcutá (2006), um latino-americano em Cochabamba (2007), um africano em Nairobi (2008) ou um ibérico em Sevilha (2009).

No final do ano passado, reuniu 30 mil jovens em Poznan (http://www.taize.fr/pt_article9688.html).

Os jovens peregrinos que chegarem ao Porto no Sábado de Carnaval para participar no próximo Encontro Ibérico serão acolhidos em casas de famílias da região, de Matosinhos a Gaia, da Maia a Gondomar.

Durante as manhãs do Encontro, haverá tempo para rezar, meditar e conhecer a realidade concreta das paróquias acolhedoras. As comunidades da Igreja Lusitana e Metodista juntaram-se à Diocese do Porto neste acolhimento simples e fraterno proporcionado aos jovens peregrinos. «A que tipo de felicidade aspiro?»; «O que posso fazer para que outras pessoas encontrem uma alegria de viver?» ou «Como podemos acolher com disponibilidade e abertura as dúvidas e a revolta daqueles que não acreditam?» são algumas das perguntas que vão interpelar os jovens durante estes momentos de partilha, que terão lugar em cerca de 40 paróquias da região (http://www.taize.fr/pt_article9127.html).

No Domingo de manhã, depois da participação na celebração eucarística da paróquia, os jovens são convidados a almoçar com as famílias de acolhimento. Nas tardes de domingo e segunda-feira serão propostos vários encontros temáticos.

Na Segunda-feira, ao início da tarde, uma oração comunitária terá lugar em quatro igrejas históricas do centro da cidade. As igrejas de S. Lourenço, de S. Bento da Vitória, da Trindade e de S. João Novo, cheias de jovens, acolherão todos os que se queiram juntar a eles para este momento de oração meditativa e de louvor.

As orações da noite, às 21 horas no Dragão-Caixa, serão os pontos culminantes do programa de sábado, de domingo e de segunda-feira. O irmão Alois, prior de Taizé, fará uma meditação em cada uma destas orações.

O programa detalhado do Encontro Ibérico no Porto está disponível em www.taize.fr/porto

Nas duas semanas que precedem o Encontro Ibérico, de 1 a 13 de Fevereiro, dois irmãos de Taizé e um grupo de jovens voluntários vão animar uma oração quotidiana, às 19 horas na igreja de S. José das Taipas (Rua Doutor Barbosa de Castro, 4050-090 Porto).

Partilhar:
Scroll to Top