Missa na Avenida dos Aliados conclui visita de Bento XVI a Portugal

Papa dirige-se ainda aos fiéis e aos jovens da varanda da Câmara Municipal do Porto

O quarto e último dia da Viagem Apostólica de Bento XVI a Portugal é também o mais curto em termos de agenda, envolvendo duas viagens: de Fátima para Gaia e do Porto para Roma, com a celebração de uma missa na Avenida dos Aliados como ponto mais alto do programa.

No final da eucaristia, o Papa dirige-se à varanda da Câmara Municipal do Porto para se dirigir em especial aos jovens, no que vai ser a segunda vez que, nesta visita, lhes dedica uma mensagem especial.

Bento XVI deixa a Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde ficou por duas noites, às 08h00 para se dirigir de papamóvel para o Estádio Municipal de Fátima, em cujo parque de estacionamento foi instalado o heliporto.

Aí recebe os cumprimentos de despedida das mesmas autoridades que o receberam na tarde do dia 12: o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, a Governadora Civil de Santarém, Sónia Sanfona, o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca, o presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Natálio Reis, e autoridades militares, civis e de segurança locais.

Mais uma vez, por razões de segurança, o Merlin que transporta Bento XVI é o primeiro a levantar voo, sendo o último a aterrar no heliporto do Regimento de Artilharia da Serra do Pilar, em Gaia.

No trajecto entre Fátima e Gaia o helicóptero vai sobrevoar as vinhas do Alto-Douro, Património Mundial da UNESCO.

A chegada a Gaia está prevista para as 09h30. Ao descer do helicóptero o Papa é acolhido pelo Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, pelo presidente da Câmara Municipal de Gaia, Luís Filipe Menezes, pela Governadora Civil do Porto, Isabel Santos, pelo chefe do Estado Maior do Exército, general José Pinto Ramalho, e pelo Comandante do Regimento, coronel Pedro Calado.

Um grupo de 83 crianças de paróquias de Gaia acolhe o Papa, cantando o hino de boas-vindas.

Ainda no Regimento da Serra do Pilar, Bento XVI recebe uma prenda da Câmara de Gaia, entregue por Luís Filipe Menezes: um “vintage” de 1926 da Casa Ferreirinha.

Depois da saudação, Bento XVI segue em Papamóvel para a Avenida dos Aliados, Porto, onde vai presidir à missa.

Quando atravessar a Ponte do Infante, Bento XVI vai saudar as centenas de embarcações engalanadas atracadas no rio Douro e que vão também saudar o Papa, fazendo soar as suas sirenes.

Ao chegar à Avenida, o Papamóvel dá uma volta completa à zona, antes de se dirigir para o edifício da Câmara Municipal do Porto, onde é recebido pelo presidente da Câmara, Rui Rio.

O autarca portuense vai entregar ao Papa as chaves da cidade, uma peça de porcelana com as armas da cidade e uma obra literária constituída por uma antologia de verso e prosa sobre o Porto, intitulada “Daqui houve nome Portugal”, coordenada por Eugénio de Andrade.

Depois de se paramentar numa sala da Câmara Municipal, dirige-se para o altar, para dar início à celebração, prevista para as 10h15.

Terminado o cântico de entrada, o Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, dá as boas-vindas ao Papa, recebendo das suas mãos um cálice, como recordação pela visita apostólica.

Depois de se paramentar numa sala da Câmara Municipal, o Papa dirigir-se-á para o altar, para dar início à Missa.  

Na bênção final, Bento XVI vai abençoar também a primeira pedra do novo Seminário Diocesano Missionário Redemptoris Mater que ficará instalado no Seminário do Bom Pastor, no Porto.  

Após a Missa, Bento XVI subirá ao balcão da Câmara Municipal do Porto e dirigirá uma mensagem aos jovens, tal como fez em Lisboa na Nunciatura Apostólica

Em papamóvel, Bento XVI segue depois para o Aeroporto Sá Carneiro, onde às 13h30 decorre a cerimónia oficial de despedida, com a presença do Presidente da República e de várias entidades.

É nesta cerimónia que o Papa pronuncia o sétimo e último discurso da sua viagem de quatro dias a Portugal.

O Airbus A320 Columbano Bordalo Pinheiro, da TAP, voo 9704 para Roma que leva o Papa e a sua comitiva  levanta voo às 14h00, estando a chegada ao Aeroporto Leonardo da Vinci previsto para as 18h00 locais (17h00 em Lisboa).

Tal como em Lisboa e em Fátima, anteriores etapas desta Viagem Apostólica para assinalar o décimo aniversário da beatificação de Francisco e Jacinto Marto, a circulação automóvel e pedonal e os transportes públicos vão sofrer alterações.

As informações mais actualizadas podem ser encontradas aqui.

Partilhar:
Scroll to Top