Lisboa, 16 nov 2011 (Ecclesia) – A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai avançar com o projeto ‘Vir Ver o Património das Misericórdias’, mesmo sem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, disse à agência Lusa o responsável pelo Departamento do Património Cultural.
Mariano Cabaço explicou que o projeto tem por objetivo abrir ao público de forma regular as igrejas das Santas Casas, envolvendo voluntários seniores.
A iniciativa arrancou em junho, em Coimbra, e deveria ser alargado depois para os restantes distritos, o que não aconteceu por não estarem reunidas as condições acordadas com o Ministério da Cultura.
“Em abril, a UMP e o Ministério da Cultura assumiram o compromisso de, em conjunto, ajudarem à formação de voluntários para a preservação das igrejas que integram as cerca de 400 misericórdias mas, com a mudança de Governo e a extinção do Ministério da Cultura o projeto não avançou”, contou o responsável pelo Departamento do Património Cultural da UMP.
Mariano Cabaço adiantou que o “projeto de valorização patrimonial e humanista vai avançar na mesma até ao final do ano mas com menos recursos”.
Contactada pela Lusa, fonte da secretaria de Estado da Cultura remeteu para mais tarde esclarecimento sobre o assunto.
Lusa/OC