Misericórdia de Lisboa e FEC apostam nos cuidados de saúde materno-infantil em Angola

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Rui António Ferreira da Cunha, e o Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Jorge Ortiga, assinaram esta Terça-feira um Protocolo de Cooperação que visa melhorar as condições de acesso e a qualidade dos cuidados de saúde materno-infantil em Angola.

Este Protocolo reúne a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e a Fundação Evangelização e Culturas (FEC).

No final de 2008 e início deste ano, a FEC e a Objectivo 2015 – Campanha do Milénio das Nações, com o apoio da agência de comunicação McCann, promoveram uma campanha de sensibilização da sociedade civil para a necessidade do cumprimento dos 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), com destaque para o problema da saúde materna.

Para muitas mulheres nos países pobres a alegria da maternidade é, demasiadas vezes, acompanhada por sérios riscos para a saúde. Cada ano, mais de 500 mil mulheres morrem de complicações relacionadas com a gravidez e muitos milhares mais ficam fisicamente diminuídas.

Sem acesso a cuidados médicos básicos (como medicamentos e transfusões de sangue) e sem acompanhamento por parte de profissionais de saúde antes, durante e após o parto, para estas mulheres a gravidez pode ser uma verdadeira sentença de morte.

Partilhar:
Scroll to Top