Cerimónia no dia da Imaculada Conceição vai ser presidida por D. José Cordeiro
Miranda do Douro, Bragança, 08 dez 2013 (Ecclesia) – A Concatedral de Miranda do Douro recebe hoje a celebração de ordenação de dois diáconos, o que acontece pela primeira vez em 230 anos, revela a diocese transmontana.
O site da Diocese de Bragança-Miranda destaca “um momento particularmente simbólico” no local que viu nascer a diocese, a 22 de maio de 1545.
A celebração, às 16h00, é presidida por D. José Cordeiro, bispo diocesano, para quem este é um momento de “felicidade”.
“O Ano da Vocação quer ser um tempo feliz de oração, de chamamento e de testemunho no seguimento do Evangelho da Esperança, sob a palavra ‘Eis-me aqui, envia-me’. Precisam-se de autênticos discípulos missionários do Mistério de Cristo na Igreja e no mundo”, sublinha o prelado.
Em 1780, o Papa Pio VI, pela bula ‘Romanus Pontifex’, reuniu as dioceses de Miranda e de Bragança numa só, com sede em Bragança.
A delimitação atual data de 1922, ano em que o Papa Pio XI, pela bula ‘Apostolicae Praedecessorum Nostrorum’, criou a Diocese de Vila Real e incorporou nela as 19 paróquias do arciprestado de Monforte: a Diocese de Bragança-Miranda passou então a coincidir com os limites do Distrito de Bragança.
OC