Ministro francês está disposto a explicar expulsão de ciganos

O ministro francês do Interior, Brice Hortefeux, disse hoje que tem as portas abertas para o presidente da Conferência Episcopal francesa e para quem queira acompanhá-lo a discutir as expulsões de ciganos do território francês.

Perante as críticas a essa política lançadas este fim-de-semana por membros da Igreja, o ministro deixou claro que está disponível para “escutar o que tenham a dizer” os líderes católicos.

“Estou plenamente disposto a receber, se ele o desejar, o presidente da Conferência Episcopal, o cardeal e arcebispo de Paris André Vingt-Trois, acompanhado de quem quiser”, disse Hortefeux.

Este Domingo, falando em francês, Bento XVI disse que os cristãos são chamados a “acolher as legítimas diversidades humanas, seguindo Jesus, que veio unir os homens de todas as nações e todas as línguas”.

As declarações do Papa surgem num momento em que se verifica o repatriamento de centenas de ciganos na França, determinado pelo governo de Nicolas Sarkozy, gesto já criticado pelo Vaticano.

O executivo francês agravou a política contra os ciganos da Bulgária e da Roménia no final de Julho, desmantelando dezenas de acampamentos ilegais e anunciando que iria repatriar 700 para os seus países.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top