Obra Católica para o setor procura novo diretor
Fátima, Santarém, 12 ago 2014 (Ecclesia) – D. António Vitalino, vogal da Comissão da Pastoral social e Mobilidade Humana, revelou hoje em Fátima que a “existem muitas zonas do mundo” onde os bispos “pedem ajuda à Igreja portuguesa” devido ao afluxo de emigrantes.
“Neste momento existem muitas zonas do mundo em que os bispos pedem ajuda à Igreja portuguesa porque não conseguem responder às solicitações dos emigrantes católicos que vão pelo mundo fora e querem ser formados no ambiente da sua cultura, língua e Igreja que tem as suas particularidades e devoções que são fenómenos que marcam muito as pessoas e a sua fé”, explicou o D. António Vitalino.
O bispo falou em representação do presidente desta comissão, D. Jorge Ortiga, e manifestou “gratidão e apreensão”, num momento em que a Conferência Episcopal procura novo diretor para a Obra Católica Portuguesa para as Migrações (OCPM) devido a problemas de saúde do atual responsável, frei Francisco Sales.
D. António Vitalino falava aos jornalistas na conferência de imprensa de apresentação da peregrinação anual do migrante e refugiado ao Santuário de Fátima, inserida na semana das migrações, que tem como tema ‘Migrações rumo a um mundo melhor’.
O prelado assinalou “o amor pelas migrações” do bispo do Porto que vai presidir às celebrações, D. António Francisco dos Santos, “que começou em França”.
O bispo da Diocese de Beja destacou que o santuário mariano de Fátima constitui um “momento forte das jornadas das migrações” porque gera a “grande comunhão que a humanidade precisa para tornar o mundo melhor e não andar cada um para seu lado com guerras e guerrilhas”.
HM/CB/OC